Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Scania 45R é caminhão elétrico com energia para uma casa por 4 meses

Essa é a primeira linha de caminhões rodoviários da fabricante movida a baterias — gigantescas, por sinal

Por Eduardo Passos 13 jun 2022, 14h35

A Scania entrou para a era eletrificação com uma inédita linha de caminhões elétricos, voltados ao transporte rodoviário de médias distâncias. Os novos Scania 45 R e S (com cabine leito) são os primeiros caminhões rodoviários da sueca 100% elétricos, e já estão à venda para clientes da Europa.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Apesar de representar uma grande revolução para a Scania, os novos caminhões podem passar despercebidos nas estradas caso não se note a ausência de ruídos, já que a aparência da cabine pouco muda. Até a grade frontal continua, uma vez que é necessário ar para arrefecer as imensas baterias da linha 45.

São 624 kWh de energia que as células do caminhão podem armazenar, quantidade suficiente para alimentar uma casa brasileira por, em média, quatro meses, com base em dados da Copel.

Com carregamento rápido na rota, é possível alinhar todas as recargas ao tempo de descanso do motorista
Com carregamento rápido na rota, é possível alinhar todas as recargas ao tempo de descanso do motorista Divulgação/Scania
Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Autonomia e recarga

Grande parte dessa energia é gasta só para tirar o caminhão do lugar, com seu peso bruto total (PBT) podendo chegar a 64 toneladas. Com essa carga, a autonomia do veículo é de 230 km, chegando a 320 km com 24 toneladas a menos.

Para carregar o equivalente a 24 Renault Kwid elétricos, os 45 R e 45 S suportam carregamento ultrarrápido de até 375 kW. Com essa potência, é possível encher a bateria de 0 a 100% em menos de 1h30, afirma a Scania.

A marca também reforça que, com planejamento, é possível que o motorista realize seu descanso obrigatório em locais de recarga, aproveitando o tempo parado.

Gigantes elétricos iniciarão os fretes já no ano que vem
Gigantes elétricos iniciarão os fretes já no ano que vem Divulgação/Scania

A Scania não detalhou o motor da nova linha, mas disse que os novos caminhões terão potência de 550 cv — menos do que o Scania 620 S, caminhão mais potente do Brasil. Mas não é por culpa do motor que o Scania 45 fica para trás, já que a sua tomada de força é capaz de, simultaneamente, fornecer até 349 cv a sistemas elétricos e mecânicos do pesado.

Disponíveis em versões 4×2 e 6×4/2, os novos Scania 45 R e 45 S não têm preço divulgado, mas podem ser adquiridos através de representantes da fabricantes. As entregas começarão no final do ano que vem.

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)