Mercedes Actros elétrico ganha versão de 815cv que faz RJ-SP com uma carga
Maior caminhão rodoviário elétrico da Mercedes se garante em baterias de 600 kWh e estreia em 2024
A Mercedes-Benz transformou seu maior caminhão em elétrico. O Mercedes eActros LongHaul se garante em um enorme conjunto de baterias com 600 kWh, instalado entre as longarinas do chassi, para ser usado em trajetos de médias distâncias. A fabricante garante que ele será capaz de carregar até 42 toneladas por cerca de 500 km.
Em outras palavras, este caminhão poderia cruzar a Rodovia Presidente Dutra de São Paulo ao Rio de Janeiro sem recarregar. Para a realidade da Europa, não raro é a autonomia suficiente para cruzar um país de ponta a ponta. E é na Europa onde ele começará a ser vendido a partir de 2024.
O eActros LongHaul é a grande atração da Daimler Trucks para o IAA Transportation deste ano. Trata-se da maior feira de veículos pesados e de carga do mundo, que acontecerá ao longo desta semana em Hannover. Após um hiato de quatro anos, a edição deste ano está voltada para veículos elétricos ou de energia limpa, como hidrogênio.
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A intenção da Mercedes é oferecer o eActros LongHaul como cavalo mecânico ou com chassi rígido, oferecendo inclusive uma tomada de força para viabilizar as mais diferentes aplicações.
O caminhão elétrico rodoviário tem cabine tão grande quanto a dos maiores Actros fabricados no Brasil. Sua potência também é equivalente na maior parte do tempo: o chamado e-axle é um eixo que aloca dois motores que na maior parte do tempo entregam 544 cv, mas que são capazes de chegar a picos de 816 cv.
A dianteira livre de grades, mas cheia de leds, ajuda a criar a aura futurística deste caminhão que será realidade em um futuro próximo, mas custoso. Especula-se que seu preço possa superar o de quatro caminhões a diesel equivalentes. E há outros dilemas a serem enfrentados.
O primeiro é que em um caminhão elétrico sua principal carga será as baterias, que pesam e “roubam” da capacidade de carga. O peso de um pacote de baterias extra pode não compensar o ganho de autonomia.
Além disso, existe a questão da recarga. A Mercedes prevê o uso de megacarregadores para levar a carga das baterias do eActros de 20 a 80% em meia hora. Mas não define a capacidade destes carregadores, apenas diz que usa baterias de fosfato de ferro lítio (LFP) de última geração.
Também não será fácil oferecer estações de recarga potentes e espaçosas o suficiente para receber grandes caminhões elétricos. A Mercedes prevê consultoria às empresas que comprarem o LongHaul para que tenham infraestrutura adequada, mas também faz parte de um consórcio com Volvo e Traton (VW e Scania) para criar pontos de recarga em locais estratégicos por toda a Europa.
Outra alternativa são os eTrailers, implementos rodoviários com seu próprio motor elétrico e conjunto de baterias. A Mercedes ilustra com a proposta da Trailer Dynamics, feita em parceria com a fabricante local Krone. Dependendo da capacidade das baterias escolhidas seria possível aumentar a autonomia do eActros LongHaul para além dos 800 km. Assim, já seria possível sair de São Paulo e chegar em Belo Horizonte sem precisar recarregar.
Talvez o eTrailer seja mais interessante para o Mercedes eActros 300 Tractor, outro lançamento da marca no IAA. Trata-se de outro Actros elétricos mas com alcance mais modesto, de 220 km, devido à bateria menor, com 112 kWh. Seu e-Axle com dois motores entrega 440 cv em condições normais e 544 cv de pico. O lançamento comercial será mais cedo, no segundo semestre de 2023.