Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Lotus Theory 1 é elétrico de 1.000 cv que vai definir futuro da marca

Novo conceito quer resgatar as raízes da marca britânica, ao mesmo tempo que abraça a modernidade com ADAS nível 4 e até tecido robótico inteligente

Por João Vitor Ferreira
17 set 2024, 15h17
Lotus Theory 1
Lotus Theory 1 (Divulgação/Lotus)
Continua após publicidade

Já sabemos que o futuro da Lotus está reservado para carros elétricos. Os primeiros passos foram dados com o SUV Eletre e o sedã de quatro portas Emeya, mas a montadora britânica (agora controlada pelos chineses da Geely) quer ainda mais e apresentou o conceito Theory 1, um superesportivo que terá mais de 1.000 cv.

A ideia é voltar às origens. O design em forma de cunha para a carroceria, por exemplo, remete ao clássico Lotus Espirit. Se comparado aos carros atuais da marca, as proporções também não são tão grandes: 4,49 metros de comprimento, 2 metros de largura e apenas 1,14 metros de altura. O peso é de 1.600 kg, considerado relativamente baixo se comparado aos outros dois elétricos que passam dos 2.000 kg.

Em relação ao design, a proposta parece ser bem futurista que os antecessores. O conceito tem um visual minimalista, com luzes finas e estreitas. Tudo isso misturado com a forma curva da carroceria e algumas linhas mais retas, que podemos ver nas portas e na traseira.

Continua após a publicidade
Lotus Theory 1
Lotus Theory 1 (Divulgação/Lotus)

Com dois motores elétricos, um em cada eixo, a promessa é que Theory ultrapasse a casa dos 1.000 cv e possa acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 2,5 s, enquanto a velocidade máxima ficaria na casa dos 320 km/h. Todo o sistema será alimentado por uma bateria de 70 kWh com autonomia para até 402 km, no ciclo europeu WLTP.

Lotus Theory 1
Lotus Theory 1 (Divulgação/Lotus)

Mas não é só de potência que vive um carro e a Lotus tratou dar seu toque também na dinâmica do veículo. Por exemplo, há suportes asas retráteis que servem para transmitir todo o downforce gerado diretamente para o chassi e não para o corpo do veículo. Na suspensão, a montadora usou braços duplos com amortecedores adaptativos ao redor, sendo que a traseira é montada em um único chassi auxiliar junto do motor elétrico e da bateria.

Compartilhe essa matéria via:

Já para a construção do carro, a Lotus tratou de usar poucos materiais diferentes, sempre prezando pela alta resistência e leveza. Por isso, você encontrará um chassi de fibra de carbono reciclada, painéis externos feitos de celulose e policarbonato, além de titânio, poliéster e borracha reciclada e policarbonato transparente.

Continua após a publicidade
Lotus Theory 1
Lotus Theory 1 (Divulgação/Lotus)

Por dentro, o desenho da cabine é baseado no que a marca chama de “Loturswear”. A cabine tem espaço para apenas três pessoas, com o motorista no centro e os passageiros dos lados. Todo o revestimento dos bancos é feito com um novo material robótico desenvolvido pela startup MotorSkins e, basicamente, ele emite pulsos para se comunicar com o motorista e passageiros através do volante ou dos assentos.

Lotus Theory 1
Lotus Theory 1 (Divulgação/Lotus)

Há alto-falantes especiais com sistema de áudio bineural nos encostos de cabeça, que podem criar uma sensação mais imersiva aos passageiros, cancelando o ruído externo, reproduzindo som surround e até aumentando a sensação de velocidade.

Lotus Theory 1
Lotus Theory 1 (Divulgação/Lotus)

O esportivo também tem iluminação ambiente, que funciona junto dos sistemas de segurança emitindo padrões diferentes para situações específicas do trânsito, além de projeções em 3D e 2D para passar mensagens ao motorista. Falando em segurança, o Theory 1 terá condução autônoma de nível 4 controlado pela plataforma NVIDIA DRIVE de alto desempenho.

Continua após a publicidade
Lotus Theory 1
Lotus Theory 1 (Divulgação/Lotus)

Não existe nenhuma estimativa de quanto ou se o Theory 1 entrará em produção, mas ele terá um papel fundamental no desenvolvimento dos novos Lotus daqui para frente.

Lotus Theory 1
Lotus Theory 1 (Divulgação/Lotus)

“É um protótipo que serve como uma tela para nossos programas de pesquisa e desenvolvimento de design e para a tecnologia e inovação que estamos explorando para implementar no futuro em toda a nossa linha de produtos, incluindo veículos elétricos de estilo de vida e carros esportivos”, diz a marca britânica.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.