Lotus anuncia modelo híbrido e desiste de linha apenas elétrica
Novo sistema híbrido da marca terá arquitetura de 900 V e recargas ultrarrápidas, mesmo utilizando o motor a combustão
A Lotus acaba de entrar para o grupo das marcas que desistiram da transição elétrica. Após anunciar que passaria a vender apenas carros elétricos, o que aconteceria até 2028, a empresa anuncia agora o abandono dos planos e o desenvolvimento de um novo modelo híbrido de longo alcance.
O anúncio foi feito pelo diretor executivo da Lotus, Feng Qingfeng, durante o Salão de Guangzou, na China, que reconhecer o ritmo lento das vendas de elétricos, especialmente em segmentos de luxo. Segundo Qingfeng, as vendas não estão acompanhando as expectativas do mercado e, por isso, a decisão de voltar atrás foi tomada.
Para compensar, o executivo aproveitou para falar sobre os novos planos da marca, que focam no desenvolvimento de um novo sistema híbrido. Batizado de Hyper Hybrid EV Technology, o conjunto unirá motores a combustão e elétrico em uma avançada arquitetura de 900 V, que permitirá recargas de 10 a 80% em apenas 10 minutos e um autonomia de mais de 1.100 km.
O funcionamento do conjunto não terá grandes novidades, porém, com diversos modos de tração (elétrica, a combustão ou híbrida), e com o motor a combustão podendo funcionar como gerador para a bateria que alimenta o motor elétrico.
Porém, mesmo a recarga através do motor a combustão será bem mais rápida do que o normal, promete a Lotus. Cerca de cinco vezes mais rápido do que o convencional, apontam.
Ainda não há informações sobre como será o novo modelo: se um SUV, um sedã ou um cupê, mas é certo que terá vocação esportiva. Também permanece em segredo a data prevista para o lançamento.