Fiat 600e: o Abarth mais potente da história é um SUV elétrico
O modelo terá mais de 230 cv, tração dianteira e um sistema de alto-falantes que simulam um ronco encorpado de um motor a combustão
A Abarth, divisão esportiva da Fiat, revelou a primeira imagem do que será o seu modelo mais potente até agora. O Abarth 600e é um SUV elétrico baseado no Fiat 600e que, por sua vez, deriva da família 500. Ou seja, herda o visual arredondado, mas incorpora elementos que dão ainda mais esportividade que seu irmão menor, o Abarth 500e.
Apesar de termos apenas uma imagem do modelo, já é possível notar suas diferenças para as versões comuns. No para-choque, o nome 600e dá lugar ao nome Abarth – logo acima, no capô, há o escudo da divisão. Ainda no para-choque, as aberturas inferiores retangulares e com traços diagonais retos buscam quebrar o visual arredondado, carismático e “fofo” do SUV.
De lado, as molduras na base da carroceria são em preto brilhante, mesmo acabamento dado às maçanetas, retrovisores e aerofólio. As rodas são de 20 polegadas, com desenhos pontiagudos. Nos centros das rodas e no para-lama, o tradicional escorpião da Abarth ganha uma composição de preto e verde-limão.
O tom de roxo da carroceria, batizado de Hypnotic Purple, será a cor de lançamento do Abarth 600e e, possivelmente, limitada à série limitada de estreia do SUV elétrico, com apenas 1.949 unidades previstas para serem produzidas.
A divisão ainda não revelou muito sobre o modelo, mas já se sabe que ele terá 237 cv de potência e será baseado em uma evolução da plataforma e-CMP da Stellantis, que dá vida aos Jeep Avenger e Peugeot 2008 elétricos. É possível que o Abarth 600e tenha apenas um motor na dianteira, caracterizando tração dianteira.
Assim, para aprimorar sua dirigibilidade, ele poderá ter um diferencial mecânico de deslizamento limitado – recurso comum em elétricos com tração nas rodas da frente. Além disso, é quase certo também que ele terá, assim como o 500e, o Abarth Sound Generator, ou seja, alto-falantes que simularão dentro e fora do veículo um ronco encorpado de um clássico motor italiano a combustão.