Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: Assine com preço absurdo

Fiat 500 elétrico poderá ter versão híbrida em inédito movimento inverso

A desaceleração nas vendas de elétricos tem feito as marcas repensarem suas estratégias: agora, a Fiat poderá converter seu 500 elétrico em híbrido

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 mar 2024, 13h01
Fiat 500 E
Fiat 500e (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Transformar veículos a combustão em elétricos tornou-se algo corriqueiro na indústria. O movimento inverso, porém, ainda não aconteceu. Mas, ao que tudo indica, a Fiat poderá ser pioneira ao converter o 500e, modelo nascido como elétrico, em um híbrido. O motivo? A desaceleração nas vendas dos elétricos, já percebida por diversas outras montadoras.

De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, a Fiat poderá dar um passo atrás na eletrificação adaptando um conjunto híbrido-leve no 500e. O motor seria o já conhecido 1.0 de três cilindros com 70 cv, auxiliado por um sistema elétrico de 12V usado no Panda.

500e Abarth
Na nova geração, até o esportivo Abarth é elétrico (Divulgação/Fiat)

É a mesma combinação do 500 de antiga geração, ainda à venda na Europa, mas que deverá ser descontinuado até julho deste ano por não atender às atuais normas de segurança europeias. Ele seguirá vivo, porém, na África, enquanto a motorização terá sua produção transferida da Polônia para a Argélia, estrategicamente mais adequado para a produção africana do subcompacto.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Sem o modelo emblemático em terras europeias, a Fiat estaria planejando, então, a conversão do modelo elétrico para híbrido-leve – que poderá ser produzido na mesma fábrica do elétrico, em Torino, na Itália.

Fiat 500
Fiat 500 de antiga geração ainda é vendido na Europa como híbrido-leve, e cederá conjunto para o irmão mais novo (Divulgação/Fiat)

Mas isso não deverá acontecer antes de 2026, já que há trabalhosos e demorados processos a serem feitos, justamente pelo movimento incomum e inverso ao que se viu até agora, mesmo que a plataforma seja compatível. Assim, haverá um grande espaço de tempo sem um Fiat 500 a combustão.

Continua após a publicidade

Dados da Data Force embasam a motivação para a “volta atrás”. Em 2023, mais de 104.000 Fiat 500 a combustão, da antiga geração, foram comercializados na Europa. Em contrapartida, foram 62.000 da geração mais nova, que é sempre elétrica.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.