Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Fabricantes chinesas se unem para lançarem baterias de estado sólido

Conjunto de fornecedores e fabricantes pretende formar cadeia de fornecimento até 2030

Por Julio Cabral
Atualizado em 6 Maio 2024, 17h33 - Publicado em 14 fev 2024, 13h50
As baterias de estado sólido tem produção mais complexa, mas isso está sendo resolvido
As baterias de estado sólido tem produção mais complexa, mas isso está sendo resolvido (Influence emobility/Divulgação)
Continua após publicidade

As baterias de estado sólido são a nova paixão do mercado de elétricos. Depois da Toyota anunciar que deseja lançar a tecnologia em 2027 ou 2028 para, depois, iniciar a produção em massa até 2030, os chineses formaram uma associação de fabricantes e fornecedores para seguir o mesmo caminho. 

A nova iniciativa é chamada de China All-Solid-State Battery Collaborative Innovation Platform (CASIP), ou Plataforma de colaboração de inovação de baterias de estado totalmente sólido da China. 

Reunindo empresas gigantes do setor de baterias, a iniciativa tem a participação da CATL, CALB, EVE Energy, Gotion High-Tech e os fabricantes BYD e Nio. No futuro, outras companhias devem participar. 

Continua após a publicidade

O principal objetivo é formar uma cadeia de suprimentos em massa até 2030. Também serão desenvolvidas as tecnologias para produzir novos carros elétricos, sempre com baterias de estado sólido. 

É uma forma de correr atrás da Toyota, fabricante que se destaca por ter mais de 1.300 patentes de baterias sólidas, enquanto as empresas chinesas têm apenas 100, isso somando todas elas. 

A diferença das novas baterias é que elas usam eletrodos e eletrólitos em estado sólido, enquanto as de íon-lítio utilizam eles em forma líquida ou em gel. A novidade tem maior densidade energética. De acordo com a Toyota, a meta é oferecer até 1.500 km de autonomia em menos de dez minutos de recarga rápida. Além disso, é mais resistente a fogo. No entanto, os desafios da produção mais complexa estão sendo resolvidos, ainda que de maneira bem mais rápida e animadora do que até pouco tempo atrás.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.