Estação ultrarrápida com oito pontos de recarga para elétricos abre em SP
Operado com energia limpa, o eletroposto tem seis pontos de carga rápida e dois de carga lenta para atender grande fluxo
A Go Electric, uma empresa brasileira de eletromobilidade, inaugura neste sábado (27) seu segundo eletroposto no Brasil. Instalado no km 38 da rodovia Anhanguera, na cidade de Cajamar, próximo à capital paulista, a estação dispõe de oito carregadores para veículos elétricos, com potência total de 360 kWh.
Fruto de um investimento de R$ 2 milhões, a nova estação de recarga será uma dos maiores do país e foi projetada para atender uma grande variedade de veículos. São quatro conectores de até 150 kW CCS2 DC (padrão europeu, mais comum), um de até 150 kW GB/T DC (padrão chinês, utilizado por caminhões da JAC, por exemplo), um de até 120 kW Chademo DC (padrão japonês, utilizado pelo Nissan Leaf) e dois de 22 kW AC tipo 2 (padrão europeu, mais comum).
De acordo com a empresa, a localização do posto foi estratégica e visa atender especialmente os diversos Centros de Distribuição da região, além de facilitar o transporte ao longo do eixo Ribeirão Preto da capital paulista pela Rodovia Anhanguera. O local também promete atender a cidades vizinhas que não possuem recarga rápida – ou sequer a lenta.
A energia da operação promete ser totalmente limpa, parte gerada localmente e parte absorvida de outras usinas. Essa abordagem denominada de eco-friendly é importante para empresas que buscam eletrificar suas frotas e cumprir metas ESG. As recargas serão cobradas pelo aplicativo da Go Electric e via pix.
A Go Electric tem planos de expansão para alcançar 20 unidades de eletropostos até o final deste ano e já definiu os locais para suas próximas unidades. Espera-se um investimento total de cerca de R$ 25 milhões, incluindo projetos técnicos, obras de infraestrutura, compra e instalação de equipamentos, além de licenças de software.