Dacia Hipster só tem o essencial e antecipa carro elétrico popular
Com 3 metros de comprimento e focado no essencial, carrinho elétrico ultra-barato só tem o essencial para ser mais barato
A Dacia é conhecida por vender carros versáteis e baratos na Europa e, ao que tudo indica, não quer perder essa imagem com a proliferação de carros elétricos baratos na Europa. Prova disso é o Dacia Hipster, conceito de carro elétrico popular que só tem aquilo que é essencial.
Se um Volkswagen Fusca fosse lançado hoje respeitando os objetivos originais, possivelmente seria algo como o Hipster. Em vez de formas arredondadas, tem linhas quadradas para maximizar o espaço entre seus 3,00 m de comprimento, 1,55 m de largura e 1,54 m de altura.
Para deixar o custo de produção baixo, o Dacia Hipster usa janelas planas e vidros corrediços e usa fitas em vez de maçanetas. Essa estratégia também pode ser vista nos Citroën Ami e Fiat Topolino. Mas há uma diferença bem importante: o Hipster tem quatro lugares e não apenas dois.
Por dentro, o Hipster usa bancos são inteiriços, como sofás, e o painel concentra as informações em um cluster digital e um suporte para smartphone, que assume o papel de central multimídia. O porta-malas tem capacidade para 70 litros, mas pode ser ampliado para 500 litros, um volume notável para as dimensões do veículo.
A mecânica do Dacia Hipster foi pensada para o uso urbano. Embora a potência do motor e a capacidade da bateria não tenham sido reveladas, a autonomia estimada é de 93 km. Segundo a marca, isso exigiria apenas duas recargas semanais para um motorista francês médio, evidenciando o foco em trajetos curtos e na eficiência energética.
Ainda não há uma data confirmada para o lançamento da versão de produção do Dacia Hipster. No entanto, o conceito deixa claro o objetivo da marca de se posicionar como a principal alternativa para quem busca um carro elétrico verdadeiramente acessível no competitivo cenário europeu. Seu preço ficaria abaixo dos 18.000 euros pedidos pelo Dacia Spring, o Renault Kwid E-Tech para a Europa.
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