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China vai eliminar subsídios para venda de elétricos e híbridos

Com corte de 30% nesse ano, governo chinês pretende acabar totalmente com os incentivos em 2023

Por João Vitor Ferreira
4 jan 2022, 20h28

Para os chineses, 2022 também começou com aumento nos preços dos carros novos. Por lá, porém, a alta é para os chamados NEVs, veículos de energia nova. É a categoria que abrange carros elétricos, híbridos e modelos movidos a célula de combustível.

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O motivo disso? O governo vai diminuir em 30% o subsídio nos preços destes carros, conforme informou o Ministério das Finanças da China na última sexta-feira. A China é o maior mercado de carros elétricos do mundo.

Desde 2020, carros híbridos e elétricos vendidos na China vêm sofrendo cortes progressivos nos incentivos do governo chinês, usado para alavancar suas vendas no país. Primeiro foi de 10%, posteriormente de 20% e agora chegando aos 30% para os veículos de passeio. O maior golpe será dado em 2023, quando o governo local acabará com tais subsídios.

O SUV Model Y é um dos modelos disponível para locação no Brasil
O SUV Tesla Model Y é o segundo elétrico mais vendido da China, logo atrás do Hong Guang Mini EV (Divulgação/Tesla)

Já para os veículos destinados ao transporte público, a primeira redução foi de 10%, em 2021, e de 20% neste ano. Além dos cortes, o ministério também informou que pretende aumentar a supervisão da segurança dos NEVs, a fim de prevenir acidentes.

Vendas de eletrificados na China em 2021

O corte chega após um bom ano de vendas na China, sobretudo dos elétricos e híbridos. Segundo a CleanTechnica, só em novembro, foram 413.094 novos emplacamentos no país, mais que o dobro se comparado a outubro.

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Até o penúltimo mês do ano, os eletrificados representaram mais de 2,7 milhões de veículos novos nas ruas, o que corresponde a 14,3% do total. Os modelos totalmente elétricos têm 11,5% de participação no geral.

Tesla Model 3
O Model 3 segue como terceiro EV mais vendido na China (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Como informou a Reuters, a Associação de Fabricantes da China estimou, no início de dezembro, um aumento de 47% na venda de NEVs, chegando a 5 milhões de unidades.

O elétrico mais vendido no geral é o compacto fabricado pela GM em parceria com a Wuling, Hong Guang Mini EV (que daria lucro de apenas R$ 74 por unidade vendida), com 368.396 unidades. Logo atrás vêm os Tesla Model Y e Model 3, com 129.353 e 120.912 emplacamentos.

Resta saber como esse aumento refletirá nas vendas. Vale ressaltar que o governo chinês estabeleceu como meta uma participação de 20% NEVs até 2025.

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A edição 752 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)

 

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