Chevrolet Bolt voltará ao mercado com bateria chinesa para ser mais barato
Linha 2027 do Chevrolet Bolt terá bateria LFP, compatibilidade com carregador da Tesla e design renovado para ser mais acessível

Fora de linha desde 2023, o Chevrolet Bolt voltará ao mercado com a mesma plataforma de antes, mas com mudanças que unirão o útil ao agradável. O objetivo da GM será fazer dele o carro elétrico mais barato da Chevrolet nos EUA.
O compacto elétrico ainda era bom quando saiu de linha, mas havia algumas questões. A GM precisava atualizar sua fábrica em Orion, no estado do Michigan (EUA) para fazer carros a combustão. Além disso, as antigas baterias NCM fornecidas pela sul-coreana LG tinham defeitos que levaram ao recall para troca de módulos de bateria de mais de 140.000 carros.

Agora, o Chevrolet Bolt está prestes de ser relançado atualizado. O modelo foi flagrado sem qualquer camuflagem sendo recarregado em uma Supercharger da Tesla: além de novo visual e da estratégica compatibilidade com o padrão NACS da Tesla (que tem uma grande rede de carregadores nos EUA), o elétrico da GM também tem uma nova bateria.

Apesar da expectativa de migração para a plataforma Ultium (usada desde Equinox EV à Silverado EV), o novo Bolt manterá a antiga arquitetura BEV2 com arquitetura de 400 volts.
A grande novidade técnica está na adoção de baterias de LFP (fosfato de ferro-lítio), fornecidas pela chinesa CATL. Essa tecnologia, mais barata, é fundamental para que a GM consiga manter o Bolt como seu veículo elétrico de entrada. Ainda não se sabe a capacidade da nova bateria, mas a expectativa é por uma autonomia superior a 400 km.

O design do Chevrolet Bolt 2027 representa uma evolução significativa. A dianteira foi completamente redesenhada, com novas luzes diurnas de LED que se conectam aos faróis principais e uma grade preta com padrão de colmeia. A traseira também foi atualizada, com novas lanternas e um para-choque mais refinado.
As laterais, contudo, entregam o reaproveitamento do projeto anterior, com portas e colunas “C” idênticas às do modelo antigo. Essa abordagem de facelift profundo, em vez de uma troca de plataforma, permite à General Motors otimizar custos de desenvolvimento e produção.

A estreia oficial do Chevrolet Bolt 2027 está prevista para ocorrer ainda este ano, consolidando a estratégia da marca de oferecer um portfólio elétrico diversificado, com o Bolt posicionado como a porta de entrada para consumidores que buscam um carro elétrico acessível e, agora, com acesso a uma rede de recarga mais ampla. Isso nos EUA, porque no Brasil os carros elétricos mais baratos da GM são chineses, como o novo Chevrolet Spark.