Caoa Chery lança quatro SUVs híbridos e ameaça de Corolla a Jeep Commander
Com preços divulgados e lançamentos marcados para entre julho e agosto, todos os Tiggo e o sedã Arrizo ganharam versões híbridas
A Caoa Chery anuncia há semanas a completa eletrificação de sua gama de veículos, mas só agora esclareceu como fará isso. E essa enorme mudança começa agora.
Os SUVs Tiggo 5X Pro e Tiggo 7 Pro, além do sedã médio Arrizo 6 Pro, ganharão versões com mecânica híbrida leve, à moda do Kia Stonic, de forma a complementar a atual oferta com motores térmicos – ou a combustão.
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Os preços já foram divulgados. O Chery Tiggo 5X Pro Hybrid custa R$ 169.990 (contra R$ 154.990 da opção térmica) e, assim como o Tiggo 7 Pro Hybrid (R$ 199.990), começa a ser vendido em julho, com a pré-venda começando agora. Ambos já estão em produção na fábrica de Anápolis (GO).
O Arrizo 6 Pro Hybrid, por sua vez, será importado da China (a produção em Jacareí parou em maio) e chega em agosto por R$ 159.990.
Os três novos Caoa Chery têm o mesmo conjunto mecânico que, porém, não pode ser comparado com o sistema híbrido dos Toyota Corolla e Corolla Cross. Isso porque o motor 1.5 turbo flex (que segue sem injeção direta) passa a ter o auxílio de um motor/gerador ligado a ele por uma correia dentada. Esse motor auxilia com torque nas acelerações e regenera a energia cinética nas desacelerações e frenagens. É o chamado sistema híbrido-leve.
Desta forma, os números de potência e torque máximo aumentaram de 150 cv e 21,4 kgfm para 160 cv e 25,5 kgfm. O câmbio é o mesmo CVT com simulação de nove marchas. Esse sistema 48V é exclusivo para o Brasil e fruto de uma parceria com a Marelli, já que o sistema usado na China não atende às necessidades da legislação brasileira para ser considerado um híbrido e ter isenções.
Vale lembrar que o Tiggo 7 Pro vendido hoje tem motor 1.6 turbo com injeção direta de 187 cv e 28 kgfm, com câmbio de dupla embreagem e sete marchas. Ou seja, a versão híbrida tem números mais modestos, mas promete ser 5,2% mais eficiente. A diferença de preços é menor, inclusive: a versão térmica custa R$ 193.790, ou R$ 6.200 a menos.
Há ganhos em equipamentos para todos eles. O Chery Tiggo 5X Pro Hybrid se difere pelo novo volante, por ter start-stop, sensor de chuva e carregador sem fio para smartphones.
Para o Arrizo 6 Pro, a versão híbrida tem grade exclusiva, direção com ajuste de profundidade, start-stop, retrovisor elétricos eletrocrômico e lanternas traseiras com setas dinâmicas. Enquanto isso, o Tiggo 7 Pro Hybrid tem rodas aro 18 pretas com desenho exclusivo e start-stop.
E tem mais…
O plano de eletrificação da Caoa Chery ainda contempla dois carros inéditos. Um deles é o Tiggo 8 Pro Plug-In Hybrid, que se torna o novo topo de linha da marca: chega em agosto por R$ 269.990 para deixar os Jeep Compass 4xe e Commander em saia justa. Por enquanto ele será importado da China, mas sua nacionalização já está nos planos.
Seu sistema híbrido com baterias que podem ser recarregadas em tomadas é complexo. Chama-se DHT e contempla dois motores elétricos acoplados ao câmbio, sendo um no lugar do conversor de torque e outro ligado às engrenagens do câmbio. Ambos são capazes de impulsionar o SUV médio de sete lugares.
Chama atenção o fato de ele ter 11 marchas combinadas, ou seja, 11 níveis de entrega de torque para as rodas. Só esse câmbio complexo tem 110 kg. A bateria de 19,7 kWh, alojada no meio do carro sob o assoalho, pesa outros 134 kg. Ela garante autonomia para até 77,6 km, de acordo com o método de medição do Inmetro. Bem mais que os 44 km do Jeep Compass 4xe (que custa R$ 349.990).
São muitas marchas e muitos modos de condução. E a Caoa Chery declara 9 modos de condução:
- Tração com um motor elétrico
- Tração com dois motores elétricos
- Três motores simultaneamente
- Autonomia estendida, com o motor térmico como gerador
- Só motor a combustão
- Regeneração suave com um motor elétrico
- Regeneração com dois motores elétricos
- Carregamento parado por meio do motor térmico
- Carregamento em movimento com o motor térmico também impulsionando
Seu motor térmico também é o 1.5 Turbo, mas em versão que queima apenas gasolina. No total, os três motores conseguem entregar até 317 cv e robustos 56,6 kgfm entregues nas rodas dianteiras.
O Tiggo 8 Pro também é o primeiro Caoa Chery com sistemas Adas, um pacote de assistências que contempla assistente de permanência em faixa, alerta de mudança de faixa, assistente de congestionamento, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal e traseira, farol alto automático e luzes dianteiras adaptativas.
A Caoa Chery ainda vai reforçar sua presença entre os carros elétricos com o pequeno iCar, um elétrico urbano com não mais que 3,20 m de comprimento e 2,15 m de entre eixos. Começa a ser vendido ainda em junho por R$ 139.990, tornando-se o mais novo carro elétrico mais barato do Brasil.
Entre os elétricos mais baratos, é o mais sofisticado. Tem estrutura de alumínio e toda a sua “lataria” é de plástico. Tem teto solar panorâmico, bancos dianteiros elétricos, central multimídia de 10,25 polegadas e freio de estacionamento eletrônico com auto-hold.
Seu motor elétrico é traseiro e entrega 61 cv e 15,5 kgfm. As baterias com 30,4 kWh garantem autonomia para até 280 km, no ciclo Inmetro. Uma grande vantagem é ser compatível com carga rápida de até 50 kW: precisa de apenas 36 minutos para uma recarga completa. Confira todos os detalhes do Caoa Chery iCar aqui.