Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Cadillac Celestiq é “Rolls-Royce da GM” e tem quase 2 metros de telas

Símbolo do futuro da Cadillac, Celestiq trará novo patamar de luxo e tecnologia à mais prestigiada marca da General Motors e passará de US$ 300.000

Por Eduardo Passos 25 jul 2022, 17h00

Responsável por alguns dos carros mais luxuosos de seus tempos, a Cadillac quer oferecer uma alternativa americana a Rolls-Royce e companhia. A fim de criar um modelo de extremo luxo, a General Motors buscou referências nos 120 anos da sua marca mais refinada e chegou ao carro-conceito Celestiq, que terá seu lançamento anunciado posteriormente.

As inspirações dos projetistas foram veículos de muito tempo atrás, como os Cadillac V16 anteriores à Segunda Guerra e o Eldorado Brougham, de 1957. O arquiteto Eero Saarinen, responsável por prédios icônicos nos EUA, também influenciou o trabalho; nascido na Finlândia, mas cidadão dos Estados Unidos, Saarinen assinou obras como o arco de Saint Louis e o aeroporto internacional de Washington, além de móveis consagrados.

Front 3/4 of the CELESTIQ show car exterior. Show car images displayed throughout (not for sale).
Modelo deve ter potência de superesportivo, mas foco será na direção confortável Divulgação/Cadillac

Mas a nostalgia para por aí: o Celestiq é feito sobre a plataforma Ultium — a mesma do Hummer EV e da Silverado EV — e estreia recursos como o teto solar que pode ser escurecido eletronicamente e de modo personalizado para cada ocupante.

Essa tecnologia utiliza duas camadas de vidro preenchidas por partículas suspensas; quando a eletricidade é aplicada, as partículas se alinham e a “válvula de luz” é aberta, permitindo a entrada de luz. O contrário faz com que as partículas fiquem dispersas no teto solar, bloqueando os raios. É o mesmo efeito visto no BMW iX.

Interior view of the steering wheel, 55-inch pillar-to-pillar advanced LED screen, center console and front seats of the CELESTIQ show car. Show car images displayed throughout (not for sale).
Divulgação/Cadillac

Ainda que os SUVs permaneçam em alta, a Cadillac, assim como Mercedes-Benz e BMW, apostou nesse tipo de carroceria por acreditar que é a opção ideal quando o assunto é luxo extremo. O caimento do teto, entretanto, dá ares de perua à “nave”.

Continua após a publicidade

Internamente, há amplas telas para todos os ocupantes, mas a principal delas é o visor de 55’’ que vai de uma ponta a outra do painel. Displays, entretanto, são pouco para a ambição da General Motors, que recheou o Celestiq de couro, madeira rústica e aço escovado. Tudo feito para que a luz refleta pelo habitáculo e crie certa aura cintilante.

Rear seats and middle console of the Cadillac CELESTIQ show car. Show car images displayed throughout (not for sale).
Celestiq poderá ser profundamente personalizado Divulgação/Cadillac

“Reconsideramos todos os aspectos que imergem o consumidor, todos os seus sentidos. Coisas que criam uma conexão genuína com o veículo”, disse a designer Laetitia Lopez. Segundo Lopez, é importante que madeira, couro e tudo mais seja autêntico, sem imitações.

Compartilhe essa matéria via:
View from the driver’s side rear door of the CELESTIQ showcasing the rear seats and displays on the back of the front seats and the middle console display. Show car images displayed throughout (not for sale).
Divulgação/Cadillac

O Celestiq não tem maiores detalhes técnicos revelados, mas é fácil supor que o futuro topo de linha da Cadillac usará motores em ambos os eixos, provendo tração integral e desempenho de superesportivo. Seu foco, entretanto, deve ser o conforto na rodagem e sistemas de automação veicular como o avançadíssimo Ultra Cruise.

Side profile of CELESTIQ show car rear highlighting the taillights and back wheel. Show car images displayed throughout (not for sale).
Divulgação/Cadillac

Não há preço definido, mas a Car&Driver americana aposta em valores a partir dos US$ 300.000 para o sedã. Mas não espere encontrar o Cadillac Celestiq em concessionárias por aí: como em um Rolls-Royce, o sedã elétrico será feito sob medida para cada cliente. Com vasta gama de personalizações, o céu é o limite para seu preço.

Side profile of the CELESTIQ show car exterior shot from above. Show car images displayed throughout (not for sale).
O Cadillac mais exclusivo do mundo deve ser lançado nos próximos anos Divulgação/Cadillac
Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês