Cadillac Celestiq é “Rolls-Royce da GM” e tem quase 2 metros de telas
Símbolo do futuro da Cadillac, Celestiq trará novo patamar de luxo e tecnologia à mais prestigiada marca da General Motors e passará de US$ 300.000
![Rear 3/4 of the CELESTIQ show car exterior. Show car images displayed throughout (not for sale).](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Cadillac-Celestiq-4.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
Responsável por alguns dos carros mais luxuosos de seus tempos, a Cadillac quer oferecer uma alternativa americana a Rolls-Royce e companhia. A fim de criar um modelo de extremo luxo, a General Motors buscou referências nos 120 anos da sua marca mais refinada e chegou ao carro-conceito Celestiq, que terá seu lançamento anunciado posteriormente.
As inspirações dos projetistas foram veículos de muito tempo atrás, como os Cadillac V16 anteriores à Segunda Guerra e o Eldorado Brougham, de 1957. O arquiteto Eero Saarinen, responsável por prédios icônicos nos EUA, também influenciou o trabalho; nascido na Finlândia, mas cidadão dos Estados Unidos, Saarinen assinou obras como o arco de Saint Louis e o aeroporto internacional de Washington, além de móveis consagrados.
![Cadillac CELESTIQ show car Front 3/4 of the CELESTIQ show car exterior. Show car images displayed throughout (not for sale).](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Cadillac-Celestiq-6.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mas a nostalgia para por aí: o Celestiq é feito sobre a plataforma Ultium — a mesma do Hummer EV e da Silverado EV — e estreia recursos como o teto solar que pode ser escurecido eletronicamente e de modo personalizado para cada ocupante.
Essa tecnologia utiliza duas camadas de vidro preenchidas por partículas suspensas; quando a eletricidade é aplicada, as partículas se alinham e a “válvula de luz” é aberta, permitindo a entrada de luz. O contrário faz com que as partículas fiquem dispersas no teto solar, bloqueando os raios. É o mesmo efeito visto no BMW iX.
![Cadillac CELESTIQ show car Interior view of the steering wheel, 55-inch pillar-to-pillar advanced LED screen, center console and front seats of the CELESTIQ show car. Show car images displayed throughout (not for sale).](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Cadillac-Celestiq-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ainda que os SUVs permaneçam em alta, a Cadillac, assim como Mercedes-Benz e BMW, apostou nesse tipo de carroceria por acreditar que é a opção ideal quando o assunto é luxo extremo. O caimento do teto, entretanto, dá ares de perua à “nave”.
Internamente, há amplas telas para todos os ocupantes, mas a principal delas é o visor de 55’’ que vai de uma ponta a outra do painel. Displays, entretanto, são pouco para a ambição da General Motors, que recheou o Celestiq de couro, madeira rústica e aço escovado. Tudo feito para que a luz refleta pelo habitáculo e crie certa aura cintilante.
![Cadillac CELESTIQ show car Rear seats and middle console of the Cadillac CELESTIQ show car. Show car images displayed throughout (not for sale).](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Cadillac-Celestiq-3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
“Reconsideramos todos os aspectos que imergem o consumidor, todos os seus sentidos. Coisas que criam uma conexão genuína com o veículo”, disse a designer Laetitia Lopez. Segundo Lopez, é importante que madeira, couro e tudo mais seja autêntico, sem imitações.
![Cadillac CELESTIQ show car View from the driver’s side rear door of the CELESTIQ showcasing the rear seats and displays on the back of the front seats and the middle console display. Show car images displayed throughout (not for sale).](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Cadillac-Celestiq-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O Celestiq não tem maiores detalhes técnicos revelados, mas é fácil supor que o futuro topo de linha da Cadillac usará motores em ambos os eixos, provendo tração integral e desempenho de superesportivo. Seu foco, entretanto, deve ser o conforto na rodagem e sistemas de automação veicular como o avançadíssimo Ultra Cruise.
![Cadillac CELESTIQ show car Side profile of CELESTIQ show car rear highlighting the taillights and back wheel. Show car images displayed throughout (not for sale).](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Cadillac-Celestiq-8.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Não há preço definido, mas a Car&Driver americana aposta em valores a partir dos US$ 300.000 para o sedã. Mas não espere encontrar o Cadillac Celestiq em concessionárias por aí: como em um Rolls-Royce, o sedã elétrico será feito sob medida para cada cliente. Com vasta gama de personalizações, o céu é o limite para seu preço.
![Cadillac CELESTIQ show car Side profile of the CELESTIQ show car exterior shot from above. Show car images displayed throughout (not for sale).](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Cadillac-Celestiq-7.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)