Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

BYD peita japoneses e lançará carro elétrico menor que o Dolphin Mini

Buscando expandir sua participação no Japão, BYD vai desbravar um segmento exclusivo do país e que nunca teve um concorrente estrangeiro

Por João Vitor Ferreira
15 Maio 2025, 19h04
Kei-car da BYD
 (Reprodução/Internet)
Continua após publicidade

Há diversos casos de montadoras consolidadas criando veículos para se adaptarem ao gosto do chinês. A Volkswagen é uma delas, fazendo isso para tentar reconquistar o público local. Mas o movimento inverso também existe e a BYD irá fazê-lo da maneira mais ousada possível.

O primeiro K-car (ou kei-car) da BYD foi flagrado em testes ainda sob forte camuflagem. Esse é um segmento forte e exclusivo do mercado japonês, composto por micro-carros com diversas peculiaridades.

Para ser considerado um K-car (vem de keijidōsha, que significa carro leve), o carro tem que seguir à risca algumas regras. Ele não pode ter mais do que 3,4 m de comprimento, 1,48 m de largura e 2 m de altura, além de ter potência limitada em 64 cv.

Nissan Sakura
Nissan Sakura EV será um dos principais rivais do kei-car da BYD no Japão, mas também é vendido na China (Divulgação/Nissan)

Apesar de não parecerem tão atraentes assim, eles são um sucesso no Japão, correspondendo a cerca de 35% do mercado local, pois também isentam os proprietários da comprovação de que têm vagas de garagem.

Continua após a publicidade

A BYD está desenvolvendo um modelo nesses moldes para agradar os japoneses, podendo se tornar não só o primeiro elétrico estrangeiro na categoria, como também a primeira fabricante estrangeira a disputar seriamente o segmento com as montadoras locais.

Compartilhe essa matéria via:

Por isso a BYD quer fazer tudo para agradar aos japoneses. Embora não seja uma obrigação, é comum que os K-cars tenham uma carroceria mais quadradinha, além de um pilar A duplo para ajudar na sustentação e oferecer mais segurança e é por esse caminho que a montadora chinesa seguirá.

Continua após a publicidade

Segundo informações da imprensa chinesa, o K-car da BYD terá bateria 20 kWh com alcance de 180 km pelo ciclo WLTC e carregamento rápido (DC) com potência máxima de 100 kW. Com um preço provável de 2,5 milhões de ienes (R$ 96.800 aproximadamente), ele terá como principais rivais os também elétricos Nissan Sakura e Mitsubishi eK X EV, ambos frutos da joint NMKV, lançados em 2022 e com motor de 63 cv.

Kei Cars
Os kei-cars são uma marca registrada do Japão e foram criados após a Segunda Guerra (Reprodução/Internet)

A BYD planeja produzir o seu K-car na China e exportá-lo ao Japão a partir de 2026. E os planos são ambiciosos, com a montadora buscando uma participação de 40% no segmento de K-cars elétricos.

Continua após a publicidade

O modelo também ajudará a BYD a expandir seu nome no país vizinho. Em 2024, ela passou a Toyota em vendas de elétricos no Japão pela primeira vez, atingindo a marca de 2.223 unidades vendidas, número 54% maior que o ano anterior. A empresa também planeja expandir sua rede de concessionárias para 100 unidades até o fim de 2025.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 10,99/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.