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Honda N-Box é kei car turbinado e com tecnologias de carros de luxo

Terceira geração do kei car chega de visual renovado e aposta em ser ainda mais prático trazendo mais conforto para os passageiros

Por João Vitor Ferreira
3 ago 2023, 17h03

No Japão existe um segmento muito comum e específico de carros, os chamados kei cars. Esses carrinhos são feitos sob medida para as cidades com alta densidade habitacional do arquipélago e, por isso, gozam de isenção de impostos e, consequentemente, preço bem baixo. O Honda N-Box é um bom exemplo dessa categoria e está chegando em sua terceira geração de visual renovado e com direito a uma versão com certa esportividade

 

Como o nome sugere, o N-Box tem um visual quadradão (ou seria quadradinho?) , que ganhou algumas leves mudanças em suas linhas laterais. Os vincos acima das rodas, por exemplo, foram retirados, assim como a linha na parte inferior das portas. Em geral, o design ficou ainda mais limpo e reto.

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Honda N-Box
N-Box Custom tem dianteira com grade maior e barra de LED que une os faróis (Divulgação/Honda)

As duas versões se diferem totalmente no design da dianteira e é bem fácil distingui-las. A mais barata recebe faróis de led com moldura quadrada, mas as assinaturas são redondas com uma pequena separação no meio. A grade lembra a de um elétrico por ser quase toda fechada, tendo apenas alguns pequenos furos e uma abertura em forma de barra horizontal logo abaixo do emblema.

Honda N-Box
Versão padrão tem design mais amigável (Divulgação/Honda)

O N-Box Custom, com design um pouco mais esportivo, tem faróis dianteiros também quadrados. A diferença está na nas DLRs, que tem forma de ‘L’ e se juntam com a barra de leds que contorna a grade. Falando nisso, ela é maior e tem mais aberturas, além de ser decorada por barras horizontais. O para-choque é mais esportivo e recebe moldura cromada.

Honda N-Box
(Divulgação/Honda)

A traseira é idêntica, enquanto no interior eles se diferem pela decoração. A versão Custom aposta no couro preto com costuras contrastantes, enquanto a Standard tem acabamento em tecido que combina um cinza claro com branco.

Honda N-Box
A traseira das duas versões são idênticas (Divulgação/Honda)

No resto, eles se igualam. Os bancos dianteiros são separados apenas pelo apoio de braço, não havendo túnel central. A alavanca de câmbio é alocada no painel, à esquerda do volante multifuncional de dois raios. No centro fica a tela da central multimídia com 9’’ e o motorista tem à sua disposição um quadro de instrumentos digital de 7’’.

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De fábrica, o N-Box com o pacote ADAS Honda Sensing, que traz itens como piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa e frenagem automática de emergência. Há também freio de estacionamento eletrônico (com freio automático), airbags frontais e laterais e chave presencial.

Honda N-Box
Interior do N-Box custom é todo preto com acabamento em couro (Divulgação/Honda)

Por ser um veículo voltado para a praticidade, as portas são todas de correr e a Honda resolveu dar uma melhorada nos porta-objetos. Todos os quatro passageiros têm um porta-copos e foram feitas melhorias nos compartimentos laterais e no porta-luvas, que ficou maior do que na geração anterior. 

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Honda N-Box
A versão padrão é mais modesta e têm bancos de tecido em tons mais claros (Divulgação/Honda)

O N-Box também têm uma série de acessórios, que vão desde meros itens visuais, até outros mais convencionais, como uma rampa de acesso para cadeiras de rodas.

Honda N-Box
(Divulgação/Honda)

A motorização chega até a ficar em segundo plano. Sabemos que o N-Box será vendido em versões aspiradas e turbo; o motor tem 658 cilindradas como obriga a legislação dos kei cars. Na segunda geração ele estava disponível com 58 cv ou 64 cv, respectivamente. Esse número, entretanto, pode aumentar. Também é esperadoum N-Box elétrico, já que seu irmão, o N-Van, terá uma variante de emissão zero no ano que vem.

Honda N-Box
Voltado para praticidade, o N-Box tem uma série de acessórios, entre eles uma rampa para cadeira de rodas (Divulgação/Honda)

O Honda N-Box já começa a ser vendido aos japoneses neste mês e as entregas devem começar em outubro. O preço da versão topo de linha não deve superar o equivalente a cerca de R$ 70.000.

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