BYD chega aos 9 milhões de carros eletrificados produzidos com supercarro U9
Em menos de três meses, a marca chinesa produziu cerca de 1 milhão de veículos batendo nova marca de produção
A BYD passou a investir de forma pesada no Brasil no ano passado e isso nos faz pensar que ela nasceu agora. Porém, a marca chinesa produz veículos desde 2003 e chegou ao seu carro eletrificado de número 9.000.000 nesta quarta-feira (25).
O modelo em questão foi o supercarro elétrico Yanwang U9, que QUATRO RODAS já conheceu. Com mais de 1.300 cv e 0 a 100 km/h abaixo dos 2 segundos, o modelo foi sagrado como nono milionésimo carro a sair de uma linha de produção da BYD.
A comemoração foi feita em uma das fábricas da marca em Shenzhen, na China, logo após o modelo sair da linha de produção.
O mais incrível disso é que há menos de três meses, mais especificamente no dia 4 de julho, a marca comemorou a produção do oitavo milionésimo carro, ou, de forma mais simplificada, o modelo de número 8.000.000 a sair da fábrica.
Esses número mostram o grande crescimento da BYD, tanto na China quanto mundialmente. A produção de 1.000.000 de carros em menos de três meses expõe o quão eficiente são as fábricas da marca.
Em março de 2022 a empresa largou os veículos a combustão e passou a produzir apenas carros híbridos plug-in e elétricos, segmento chamado na china de NEVs. Esse foi um dos grande motivos pela ascensão da BYD.
A montadora passou a dominar o mercado chinês, superando até a Tesla nos números de vendas por lá. Para se ter uma ideia, apenas no mês de agosto a BYD vendeu 373.083 NEVs na China, sendo um aumento de 35,97% em relação ao ano passado e 8,97% a julho.
Além disso, de janeiro a agosto a BYD acumula mais de 2.328.449 carros vendidos, divididos entre veículos híbridos plug-in e elétricos. Esse aumento se dá muito pelo crescimento do segmento de PHEVs na China.
No Brasil não é muito diferente, mas proporcional à nossa realidade. A marca lidera o segmento de carros híbridos e elétricos, principalmente com os BYD Dolphin, Dolphin Mini e o SUV Song Plus.
De janeiro a agosto deste ano, a BYD já acumula 45.340 carros emplacados. O elétricos dominam, com quase 30.000 unidades vendidas. Os híbridos ficam na casa dos 15.700.