Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

BMW i Vision Dee é sedã que muda de cor, não tem telas e prevê 2040

Apesar da alta dose de tecnologia, que transforma o para-brisa em um grande head-up display, o modelo remete ao Série 3 de 50 anos atrás

Por Guilherme Fontana, de Munique (Alemanha)
Atualizado em 5 jan 2023, 11h21 - Publicado em 5 jan 2023, 10h50

Para a BMW, o carro do futuro não terá telas, maçanetas e grades. Em compensação, ele será um assistente virtual e uma porta de entrada ao metaverso, misturando o mundo real ao virtual. Pelo menos é como a marca vê seus modelos para 2040, representados pelo conceito i Vision Dee apresentado na CES 2023, mas que QUATRO RODAS pode conhecer antecipadamente em Munique (Alemanha).

O i Vision Dee (de Digital Emotional Experience) é uma evolução da família de conceitos i Vision da BMW, mas que prevê o futuro sem deixar de olhar para o passado.

O protótipo é um sedã com volumes bem definidos e característicos de um BMW, como capô longo, traseira curta, “nariz de tubarão” na dianteira e o clássico Hofmeister Kink – ou a curvatura na última janela lateral típica dos BMW.

BMW i Vision Dee
(Divulgação/BMW)

No geral, o desenho remete ao ao Série 3 E30, de 1970. A grade da marca também está lá, mas em uma nova interpretação: horizontal e fechada, para redução do número de peças plásticas.

BMW i Vision Dee
(Divulgação/BMW)
BMW i Vision Dee
(Divulgação/BMW)

Além disso, ela é quase como uma tela e muda de cor. É por pura estética ou para comunicação por sinais com pessoas ou demais veículos, reproduzindo expressões faciais. A mudança de tonalidade acontece com a mesma tecnologia utilizada no conceito iX Flow mas, agora, com 32 cores disponíveis.

Continua após a publicidade

Na verdade, todo o carro pode mudar entre essas 32 cores diferentes. A carroceria tem 240 segmentos distintos que podem ter sua cor alterada ao gosto do usuário. Dá, inclusive, para criar faixas ao longo da carroceria.

BMW i Vision Dee
(Divulgação/BMW)

A mesma tecnologia está na faixa traseira que integra as pequenas e discretas lanternas, representadas por dois traços. No caso dos faróis, também quase que camuflados, a marca quis manter a tradição de elementos duplos na iluminação, mas em uma nova linguagem. Por fim, as exóticas rodas têm uma peça sobreposta que se movimenta de forma independente da principal.

BMW i Vision Dee
(Divulgação/BMW)

Mas o Dee não é apenas um estudo de design. Por fora, nada de retrovisores e maçaneta, tudo funciona por câmeras e sensores, como a abertura das portas. Quando o motorista se aproxima, o veículo o reconhece, apresenta seu avatar nas janelas laterais com uma saudação, e abre a porta.

BMW i Vision Dee
(Divulgação/BMW)

Por dentro, o painel do sedã é liso, com apenas um botão físico no console. Para os demais comandos, as solicitações serão por voz ou gestos. Também não há telas, tudo é projetado no para-brisa – o velocímetro, a “central multimídia” e uma terceira visualização para o passageiro. Um imenso head-up display que será introduzido, em uma versão mais conservadora, em novos modelos da marca a partir de 2025.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
BMW i Vision Dee
(Divulgação/BMW)

A quantidade de informações pode ser configurada de acordo com o gosto e a necessidade dos ocupantes, em cinco níveis. Há possibilidade de ter apenas o velocímetro ou uma imagem completa no vidro, que insere os ocupantes em uma espécie de metaverso, misturando a vida real e o digital. Isso acontece por meio de projeções no vidro, junto à visão real.

BMW i Vision Dee
(Divulgação/BMW)

Os assistentes de condução podem projetar a rota definida e destacar potenciais perigos. Tudo isso, segundo a marca, é para que o motorista jamais tire os olhos da via e viva uma experiência virtual – mas garante a prioridade na segurança e a facilitação da vida do usuário, mesmo com tantas distrações.

BMW i Vision Dee
(Divulgação/BMW)

O modelo também tem “vida” própria, já que é um assistente virtual e pode conversar de forma natural, com direito a gírias, expressões e “piadinhas”, e ajudar os usuários do veículo. Além do interior, a assistente também pode ser ouvida, caso necessário, do lado de fora do carro. É quase como uma Alexa sobre rodas.

Continua após a publicidade

Por ser um conceito focado em design e tecnologia, o i Vision Dee não tem um conjunto mecânico debaixo da carroceria – mas seria de se esperar motores elétricos para movimentá-lo, caso ele ganhasse as ruas em breve.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.