Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Minivan Audi Urbansphere é o modelo mais espaçoso já feito pela montadora

Conceito tem mais de cinco metros e meio de comprimento e apenas quatro lugares, tudo isso para ser um escritório sobre rodas

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 19 abr 2022, 20h36 - Publicado em 19 abr 2022, 20h18
Audi Urbansphere
 (Divulgação/Audi)
Continua após publicidade

Através da sua família de conceitos Sphere, a Audi quer adiantar o seu futuro altamente tecnológico. O último modelo da tríade é a minivan Audi Urbansphere, que infelizmente teve de ser apresentada virtualmente, já que uma nova onda de Covid-19 obrigou a organização do Salão do Automóvel de Pequim a adiar o evento de sua revelação.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Audi Urbansphere frontal
Tudo é iluminado no Urbansphere, inclusive o logo (Divulgação/Audi)

Assim como o sedã Grandsphere e o roadster Skysphere, a minivan abusa do visual futurista. Para este modelo em específico, a equipe de design em Inglostadt, na Alemanha, trabalhou junto com a de Pequim, na China, para criar um modelo que fosse ideal para o trânsito urbano das grandes cidades asiáticas. É daí que vem o nome “Urbansphere”.

Audi Urbansphere traseira
(Divulgação/Audi)

Mas antes de entrar nos detalhes visuais e tecnológicos, vamos falar do que parece ser mais ‘comum’ nesse conceito: a motorização. Com um motor elétrico em cada eixo, o Audi Urbansphere desenvolve 401 cv e 70,4 kgfm. Números interessantes, mas não surpreendentes.

O que realmente chama a atenção é a incrível capacidade de carregamento. Segundo a Audi, o Urbansphere pode carregar de 5% a 80% em apenas 25 minutos. Ou então, recuperar 300 km dos 750 km de autonomia, estimados pelo ciclo WLTP, em 10 minutos. Tudo isso, graças à tecnologia de 800 volts que permite um carregamento rápido de até 270 kW.

Continua após a publicidade
Audi Urbansphere grade frontal
Faróis e lâmpadas podem assumir diversas cores e padrões diferentes (Divulgação/Audi)

Design e tecnologia

O visual futurista  é marcado, principalmente, pela grade dianteira bem robusta. Como em praticamente todos os EVs ela é fechada, mostrando um incrível conjunto de LEDs que podem brilhar em diferentes cores. Esse padrão de luzes também pode ser visto na traseira.

Audi Urbansphere luzes
Assim como na frente, os LEDs traseiros também brilham e mudam de forma quando a seta ou o pisca alerta está ligado (Divulgação/Audi)

Inclusive, os LEDs substituem os piscas, fazendo animações especiais para indicar uma mudança de direção ou quando o sinal de alerta for acionado.

Continua após a publicidade

Na lateral, as linhas são bem marcadas e o formato aerodinâmico do teto deixa o para-brisa dianteiro inclinado para trás. As rodas são bem robustas, com 24’’ cada e as portas traseiras são no estilo suicida, para melhorar o conforto.

Audi Urbansphere lateral
(Divulgação/Audi)

O seu porte é bem avantajado – até demais para um veículo urbano. São 5,5 m de comprimento, 2 m de largura, 1,78 de altura e 3,4 m de entre-eixos. Comparando com nosso mercado, o Audi Urbansphere só perderia para as picapes da RAM (1500, 2500 e 3500).

Claro que, com medidas como essa, a minivan tem muito espaço interno. Mas nada de 7 ou 8 lugares com uma terceira fileira apertada nos fundos. Ao invés disso, o modelo tem apenas quatro assentos: dois na frente e dois atrás.

Audi Urbansphereinterior com volante
(Divulgação/Audi)
Continua após a publicidade

Segundo a Audi, a minivan é um “lounge sobre rodas e um escritório móvel”. Essa função de espaço de trabalho é reforçada com a condução autônoma de nível 4, onde o motorista fica livre para realizar outras tarefas enquanto o piloto automático assume o controle total do veículo.

Audi Urbansphere bancos dianteiros
Volantes e pedais se ‘escondem’ quando o piloto automático está ativado (Divulgação/Audi)

Com apenas quatro lugares, existe muito espaço livre. Isso permite que os bancos sejam grandes e confortáveis, podendo ter diferentes graus de inclinação e rotação. Eles também são tecnológicos, com extensões de apoio para as pernas, alto-falantes nos encostos de cabeça e dois modos diferentes de conforto: Entertain e Relax.

Compartilhe essa matéria via:

Para maximizar ainda mais o espaço, pedais e volantes se escondem enquanto o piloto automático está ativado. Permitindo que motorista e passageiros desfrutem das diversas opções de multimídia e entretenimento reproduzidos em uma projeção no painel.

Continua após a publicidade
Audi Urbansphere bancos reclinados
Os assentos são feitos de fibra de bambu e ECONYL, uma poliamida feita a partir de materiais reciclados (Divulgação/Audi)

Quem viaja atrás, ainda pode desfrutar de uma tela OLED retrátil, além dos displays montados nos bancos dianteiros. Óculos de realidade virtual também estão disponíveis para todos.

O motorista pode controlar as funções do veículo através de botões e controles analógicos, rastreamento ocular, comando por gestos ou por voz. Painéis de controle também estão disponíveis a todos os passageiros nos braços de suas poltronas e, assim como os pedais e volante, ficam ‘guardados’ quando não estão em uso.

Audi Urbanspherebancos traseiros
Os bancos podem deitar e girar para garantir melhor conforto aos passageiros (Divulgação/Audi)

E se você estiver em um dia ruim, estressado e cansado demais para trabalhar em seu Audi Urbansphere, tudo bem: o sistema do carro utiliza escaneamento facial e de voz para determinar seu nível de cansaço e oferecer sugestões de relaxamento durante a viagem.

Continua após a publicidade
Audi Urbansphere telas
Os passageiros da segunda fileira têm acesso a três telas, sendo a maior delas de OLED, uma das tecnologias mais avançadas para fabricação de monitores (Divulgação/Audi)

De brinde, a minivan ainda acompanha um guarda-chuva luminoso, inspirado nas tradições chinesas. O Audi Light Umbrella, além de proteger da precipitação, tem a camada interna feita de material reflexivo, então toda a superfície atua como uma unidade de iluminação sem brilho.

Por ser um apenas um conceito, o Audi Urbansphere dificilmente será vendido. Porém, assim como os outros modelos da família, ele mostra como será a linha de design e tecnologia para o futuro. Um bom exemplo disso é o piloto automático de nível quatro, que já estará disponível em modelos de produção a partir de 2025.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.