Após um mês, Spark EUV já é o elétrico mais vendido da Chevrolet no Brasil
Com mais de 600 unidades emplacadas, compacto já supera todos elétricos que a GM já comercializou no Brasil e se aproxima do 0ra 03

O Chevrolet Spark EUV está nas lojas há cerca de um mês e tem ainda menos tempo de lançado, mas a GM tem motivos para se orgulhar dos resultados do seu primeiro carro chinês vendido no Brasil. O Spark EUV já se tornou o carro elétrico mais vendido da Chevrolet no Brasil.
Isso se deu porque a soma dos emplacamentos do compacto elétrico já superou todos os resultados modelos como os Bolt, Blazer EV e Equinox EV. A Chevrolet vende carros elétricos no Brasil desde 2019, quando lançou o Bolt EV.
Tudo bem que não foi uma tarefa muito difícil. Segundo dados da K.LUME Consultoria e da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) de 2022 para cá, a GM emplacou um total de 1.249 carros elétricos. Desses, 611 foram Spark.
Antes mesmo de ter sido lançado oficialmente, o Spark EUV já havia somado 254 emplacamentos em agosto. Em setembro, foram mais 357.
Dos demais Chevrolet elétricos à venda atualmente, o Blazer EV é o que mais vendeu, com 168 unidades registradas desde o seu lançamento, em 2024. Depois dele está o Equinox EV, também lançado em 2024, com apenas 157 unidades. Recentemente, o SUV elétrico de luxo teve descontos de quase R$ 100.000, justamente por estar encalhado nas lojas.

Os carros que mais se aproximam dos resultado do Spark são os Bolt. A versão EV, lançada em 2019, somou 345 emplacamentos no Brasil, até sair de linha em 2023. Já o EUV, lançado em 2022, conseguiu emplacar 214 unidades durante seu curto período em nosso mercado, saindo de linha junto com o irmão.
Enquanto foram vendidos no Brasil, a dupla teve uma grande flutuação de preços. O EV foi lançado com valor promocional de R$ 175.000. Com a reestilização de 2021, subiu para R$ 329.000. Já o Bolt EUV já chegou às lojas brasileiras fora de linha, em 2023, custando R$ 379.990. Apenas 200 unidades foram destinadas ao Brasil e, naquele mesmo ano, o modelo deixou de ser fabricado nos EUA.

O que há de diferente no Spark EUV
Diferente dos seus antecessores, o Chevrolet Spark EUV estreou no Brasil com preço muito competitivo, a R$ 159.990 — sem nenhum tipo de promoção. Seu foco é tentar roubar clientes do BYD Dolphin e do Ora 03. Para isso, a Chevrolet apostou em um DNA chinês para o seu elétrico, que, na verdade, é um Baojun Yep Plus, feito pela joint venture SAIC-GM-Wuling.
Por enquanto, ele ainda está um longe do Dolphin, que teve 1.454 vendidas em setembro. Porém, seus números já estão próximos aos do Ora 03. O hatch da GWM emplacou 429 unidades no último mês, apenas 72 unidades a mais que o Spark, que registrou 357 emplacamentos em setembro.