Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

A partir de R$ 90.000: oito opções de carros híbridos e elétricos usados

Com vendas em alta entre os zero-quilômetro, os carros híbridos e elétricos aparecem cada vez mais nas lojas de seminovos – e com preços atraentes

Por Guilherme Fontana
11 out 2022, 11h06

Nunca se venderam tantos carros híbridos e elétricos no Brasil, mas não é por acaso: a oferta de modelos desses segmentos tem crescido exponencialmente nos últimos anos, isso sem falar na “popularização” das opções, com preços cada vez mais atraentes – ou menos caros.

De acordo com a Anfavea, a associação das fabricantes, foram comercializados 19.764 híbridos de janeiro a julho de 2022, ante 16.602 no mesmo período de 2021. Ou seja, um crescimento de 19%. Entre os elétricos, o aumento impressiona: 315%, passando de 922 nos primeiros sete meses do ano passado para 3.834 em 2022.

São números absolutos ainda tímidos, mas bem próximos dos 2,8% de participação no mercado dos automóveis novos movidos apenas a gasolina. Juntos, híbridos e elétricos representam uma fatia de 2,5% nas vendas de modelos zero-quilômetro.

Com uma frota reforçada mês a mês, cresce o interesse por veículos que podem rodar sem queimar combustível, mesmo que por trechos curtos.

Tem sido cada vez mais comum encontrar modelos desse tipo no segmento de usados, conforme observado tanto em lojas físicas de revendedores como em anúncios divulgados nas plataformas de vendas online – embora ainda não existam números compilados por associações ou empresas do ramo sobre o comércio dos eletrificados no Brasil.

De olho nesse mercado, separamos algumas das melhores opções de híbridos e elétricos usados disponíveis. Os híbridos possuem maior número de ofertas pelo histórico longevo no Brasil, enquanto os 100% elétricos, ainda recentes, são mais escassos.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Em todos os casos, vale o alerta de checar o estado dos motores e das baterias, que costumam ter garantia entre oito e dez anos, em geral. As nossas indicações foram balizadas por esse fator. Também é necessário estabelecer qual deles se adéqua melhor às suas necessidades.

Carros Híbridos

Ford Fusion – A partir de R$ 85.000 (2014)

Ford Fusion
(Marcos Camargo/Quatro Rodas)

A segunda geração do Fusion híbrido chegou ao Brasil em 2013 com um motor 2.0 a gasolina e outro elétrico que, juntos, rendiam 188 cv. Em nossos testes, chegou às médias de 19,2 km/l na cidade e 16,8 km/l na estrada.

Preço médio dos usados

Ano/modelo Preço
2014 R$ 90.000
2015 R$ 103.000
2016 R$ 110.000
2017 R$ 130.000

Lexus CT200H – A partir de R$ 109.900 (2017)

Lexus CT200H
(Divulgação/Quatro Rodas)

“Primo rico” do Prius, é com ele que o CT200h compartilha a mecânica, somado a um bom nível de acabamento e equipamentos. Os motores 1.8 a gasolina e elétrico entregam 136 cv e, a partir de 2017, o modelo tem visual atualizado.

Preço médio dos usados

Ano/modelo Preço
2017 R$ 112.000
2018 R$ 119.000
2019 R$ 165.000

Toyota Prius – A partir de R$ 88.000 (2016)

Toyota PRius
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Uma das escolhas mais óbvias entre os híbridos, opte pelos Prius a partir de 2016, já em sua última geração e com visual futurista. Os motores são os mesmos do Lexus ao lado, com 136 cv. Ele passa por uma reestilização em 2019.

Continua após a publicidade

Preço médio dos usados

Ano/modelo Preço
2016 R$ 90.000
2017 R$ 105.000
2018 R$ 120.000
2019 R$ 170.000

Volkswagen Golf – A partir de R$ 210.000 (2020)

Automóvel Golf GTE, da Volkswagen, durante Teste da revista Quatro Rodas.
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Com 99 unidades vendidas, todas azuis, o Golf GTE promete acelerar como um GTI, mas consumindo menos. Seus 204 cv resultam da combinação entre o motor 1.4 turbo e o elétrico. A maioria está em posse da locadora Unidas.

Preço médio dos usados

Ano/modelo Preço
2020 R$ 210.000

Volvo XC40 – A partir de R$ 274.000 (2020)

VOLVO XC40
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Foram só dois anos de vendas no Brasil, o que torna o XC40 híbrido raro. Ele combina um motor 1.5 e outro elétrico que, juntos, rendem 262 cv. O modelo é boa opção para quem quer o Volvo, mas não deseja se preocupar com recargas.

Preço médio dos usados

Ano/modelo Preço
2020 R$ 280.000
2021 R$ 290.000
2022 R$ 310.000

 

Carros elétricos

Renault Zoe – A partir de R$ 129.900 (2019)

Renault Zoe
(Divulgação/Quatro Rodas)

Ao contrário do Leaf, o Zoe ainda tem oferta limitada de usados e apenas unidades 2019 e 2022. São 110 cv, 22,9 kgfm e 300 km de autonomia no primeiro e 135 cv, 25 kgfm e 385 km no segundo. O visual também muda entre eles.

Continua após a publicidade

Preço médio dos usados

Ano/modelo Preço
2019 R$ 140.000
2022 R$ 210.000

Nissan Leaf – A partir de R$ 189.000 (2020)

Nissan LEAF Ok
(Divulgação/Quatro Rodas)

O Leaf possui boa oferta de usados e segue quase inalterado na linha 2023, mas, antes disso, tem limitações pelo tipo de plugue de recarga. O motor oferece 150 cv e 32,6 kgfm, e a autonomia prometida pela Nissan é de até 272 km.

Preço médio dos usados

Ano/modelo Preço
2020 R$ 210.000
2021 R$ 270.000
2022 R$ 293.000

BMW i3 – A partir de R$ 229.900 (2020)

Automóvel i3 d
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Embora tenha chegado em 2014 predominantemente com um motor a gasolina como gerador, o i3 também recebeu versões 100% elétricas. A partir do modelo 2020, são 170 cv e 25,5 kgfm, com autonomia estimada em 355 km.

Preço médio dos usados

Ano/modelo Preço
2020 R$ 240.000
2021 R$ 270.000
2022 R$ 300.000

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.