Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

VW Santana Evidence é versão rara, bem equipada e com rodas do Gol GTI

A combinação de requinte e esportividade resultou em uma das versões mais raras e interessantes do renomado sedã da VW

Por Felipe Bitu Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 jul 2021, 09h27 - Publicado em 25 jul 2021, 09h26
Santana Evidence
Os para-choques envolventes recebiam filetes na cor cinza (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em maio de 1988, QUATRO RODAS definiu o Santana 2000: “Quase um outro Santana”. O novo motor de 2.0 com 112 cv e 17,3 kgfm afastava de vez a imagem de carro lento associada ao sedã desde sua apresentação, em 1984. O automóvel mais luxuoso da VW finalmente estava em paridade de armas com seu arquirrival Chevrolet Monza.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

O Santana sempre teve uma tocada mais esportiva, mérito da direção hidráulica progressiva (primazia em nosso mercado) e de suspensões bem acertadas. O virabrequim de curso longo e o escalonamento fechado do câmbio transformaram o Santana em um dos nossos automóveis mais rápidos, principalmente após a abertura do segundo estágio do carburador.

A versão que mais combinava com essa agilidade era a intermediária GL, posicionada entre a básica CL e a requintada GLS. Era a única a contar com rodas aro 14 de liga leve e pneus de perfil 60, o mais baixo oferecido na época. E foi essa versão que serviu de base para a série especial Evidence, novidade mais atrativa da linha 1989.

Santana Evidence
Volante e manopla do câmbio são revestidos de couro (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Oferecido apenas em Preto Ônix metálico, o Santana Evidence era caracterizado por uma decoração externa sóbria e elegante. Frisos, molduras das janelas e espelhos retrovisores eram pintados na cor cinza, com lanternas traseiras fumê e a inscrição “Evidence” na parte traseira das laterais. As rodas pingo d’água aro 14 eram as mesmas dos Gol GTS/GTI.

O destaque do interior era a forração das portas de veludo cinza, com bancos revestidos de tecido navalhado diagonal na mesma tonalidade. O clássico volante de quatro raios do Santana passava a ser revestido de couro, assim como o pomo da alavanca do câmbio. O painel de instrumentos exibia tons de grafite e cinza.

Continua após a publicidade

O pacote de equipamentos seguia o padrão de um sedã executivo dos anos 1980: travas, vidros e retrovisores com acionamento elétrico e rádio/toca-fitas Bosch Los Angeles II com antena telescópica automática. O conjunto ótico era o mesmo do Santana GLS, com faróis auxiliares ao lado dos faróis principais. Como único opcional havia o ar-condicionado.

Santana Evidence
Rodas diamantadas dos Gol GTS/GTI e pneus de perfil 60 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

“Trata-se de uma série especial tão rara que a maior parte do público nem sequer sabe que ela existiu”, conta Thyago Szoke, presidente do Santana Fahrer Club. “Visualmente, ele representa uma prévia do que seria o Santana Executivo, sem a injeção eletrônica e sem equipamentos da versão GLS como luzes de leitura e cintos de três pontos no banco traseiro.”

Continua após a publicidade

O desempenho variava de acordo com o combustível (havia duas versões: álcool e gasolina). O Evidence era mais ágil com motor a etanol, acelerando de 0 a 100 km/h em pouco mais de 11 segundos, alcançando a velocidade de 167 km/h. Com gasolina (99 cv e 16,2 kgfm), o tempo de aceleração entrava na casa dos 12 segundos, com máxima de 165 km/h.

A velocidade só não era maior em função de duas características que só seriam sanadas na segunda geração do sedã: a aerodinâmica deficiente e a curta relação do diferencial. Periclitantes, os freios dianteiros traziam discos sólidos de pequeno diâmetro, incompatíveis com o novo padrão de desempenho.

Mesmo limitados, os freios não abalavam a sensação de firmeza e segurança proporcionada pela suspensão dianteira McPherson e pela traseira com eixo de torção: o Evidence exibia tendência ao subesterço, de fácil correção. Os mais habilidosos logo aprendiam o macete de aliviar o pedal do acelerador para induzir saídas de traseira.

Continua após a publicidade
santana evidence
O padrão diagonal do revestimento navalhado era exclusivo da versão. O porta-cassetes era obrigatório (Fernando Pires/Quatro Rodas)

“O Evidence é um dos carros mais icônicos e marcantes para mim”, conta o colecionador Alexandre Guerreiro. “Este Santana estava no meu radar desde a minha juventude, época em que eu não tinha condições de comprá-lo. Hoje tenho o prazer de ter uma unidade que sofreu pequenos ajustes para receber o certificado de originalidade.”

O Evidence representa hoje uma das versões mais valorizadas do Santana entre os entusiastas. Tanto que o prestígio do nome acabou sendo resgatado como versão de produção normal em 1996: o Evidence correspondia à versão intermediária e exibia o mesmo caráter esportivo da antiga versão GL da década anterior.

santana evidence
De tão discreto, o emblema da versão passava quase despercebido na lateral. Rádio toca-fitas Bosch era objeto de desejo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Ficha técnica – VW Santana Evidence 1989

  • Motor: álcool, long., 4 cil., 1.984 cm3, comando de válvulas simples no cabeçote, carburador de corpo duplo; 112 cv a 5.200 rpm; 17,3 kgfm a 3.400 rpm
  • Câmbio: manual de 5 marchas, tração dianteira
  • Dimensões: comprimento, 452,7 cm; largura, 169,5 cm; altura, 140,2 cm; entre-eixos, 255 cm; peso, 1.080 kg
  • Pneus: 195/60 HR 14
Santana Evidence
Motor AP 2.0 proporcionava retomadas rápidas. (Fernando Pires/Quatro Rodas)

TESTE

(não foi testado, dados do GL 2000 1989 a álcool)

  • 0 a 100 km/h: 11,5 s
  • Velocidade máxima: 165,9 km/h
  • Consumo: 6,25 km/l (urbano) e 9,44 km/l (rodoviário)
  • Preço: n/d

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Edição de julho
A edição 747 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Quatro Rodas/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.