VW Gol GT e Saveiro Rocket saem de esconderijo e voltam a ser mostrados ao público
Volkswagen volta a exibir três carros conceito que ficaram escondidos por muito tempo, como a Parati EDP de quase 30 anos atrás

A Volkswagen ampliou a garagem onde mantém em exibição parte do seu acervo de carros históricos. A nova área tem 400m² e começou a ser preparada em abril, tendo sido financiada pelos “Certificado de Clássicos VW”, que a fabricante emite para seus carros nacionais. O novo espaço já tem 13 carros que estavam escondidos do público há bastante tempo.
Entre os carros, estão o Gol Endurance, o protótipo do Projeto BY, a Parati EDP e ainda os Gol GT Concept e Saveiro Rocket, que ensaiaram o lançamento de versões esportivas que nunca existiram.
Este anexo é inaugurado no momento em que a fabricante está reabrindo a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) para visitação pública, mediante agendamento prévio. É uma oportunidade para rever carros que fizeram sucesso em edições passadas do Salão do Automóvel e que poderiam ter vingado.
O novo Gol GTI que nunca existiu

Foi no Salão do Automóvel de 2016 que o Volkswagen Gol GT Concept brilhou. Era um show-car, mas com elementos de design tão realistas que sugeria que a VW ensaiava a volta do Gol GTI.
O carro tem para-choques alargados e com tomadas de ar maiores, faróis full led com projetores e faróis de neblina de led. Mais importante é que a base era o Gol duas portas, que ainda era produzido àquela altura e que recebeu pintura cinza volcano com detalhes vermelhos e teto preto brilhante.

O aplique preto fosco no meio da tampa do porta-malas é alusivo ao Gol GT original, de 1984, e ainda colocaram um grande aerofólio e rodas aro 18″. Todas as tinham freios a disco.

Por dentro, o Gol GT tem bancos esportivos do tipo concha, aplique preto brilhante com a logo “GT” dividindo o painel, as saídas de ar são de alumínio e o volante é o mesmo do Golf GTI da época, mas com costuras vermelhas. Os pedais ganharam pedaleiras de alumínio, assim como a alavanca de câmbio. As soleiras de portas também trazem o logo “GT”.

Infelizmente, este carro não era nem mesmo um protótipo: preservou o motor três cilindros 1.0 MPI de 82 cv que era o padrão dos Gol 2p vendidos no Brasil. A expectativa, porém, sempre foi a de este carro chegar às lojas com motor 1.0 TSI, mas isso nunca aconteceu.
A Saveiro com mecânica do Golf

A Saveiro Rocket estava guardada há mais tempo: foi atração do Salão do Automóvel de 2010. Sua decoração também era caprichada: tinha pintura branco pérola, faixas vermelhas, teto preto e saia cinza que acompanhava as molduras e as linhas dos para-choques, além dos faróis escurecidos e das rodas aro 18.

Também era especial deste carro conceito o santoantonio integrado à carroceria, que acompanhava a linha do teto da Saveiro com cabine estendida. A caçamba tinha uma cobertura rígida com dois brake-light e até mesmo um aerofólio.

A suspensão rebaixada e os grandes discos de freio nas quatro rodas tinham a ver com a mecânica. Neste caso, a Volkswagen se dispôs a colocar o motor 1.4 TSI de 140 cv e o câmbio manual de seis marchas do Golf. Os bancos eram os mesmos do Golf R32 e a cabine ainda recebeu decoração vermelha nas portas e em detalhes do acabamento.

Naquela época, a intenção da Volkswagen foi estreitar a relação com parte do público da picape, que via na Saveiro um utilitário que também servia como um carro de lazer. No entanto, a Rocket tinha proposta completamente diferente da Saveiro Cross lançada naquele mesmo ano.
Parati que antecedeu os tempos de Need For Speed

Grandes modificações nos para-choques, saias laterais mais encorpadas, faróis modificados e um som bem mais potente ocupando parte da traseira do carro. A Parati EDP poderia ter sido criada no auge do tunning, mas veio muito antes disso: foi apresentada no Salão do Automóvel de 1996.
O nome Parati EDP vem de “Parati Engineering Design Prototype” e sua inspiração foi os carros que corriam na DTM (campeonato de turismo alemão) naquela época. Não por acaso, seu motor teve uma preparação semelhante à usada nos Audi de competição, elevando a potência do motor AP 2.0 16V aos 200 cv e 21 kgfm. A promessa da época era de um 0 a 100 km/h em 7,4 s com máxima de 230 km/h.

Àquela altura, o uso de rodas aro 17″ BBS e do sistema de som Clarion de primeira linha, com cassete e disqueteira para 18 CDs chamava a atenção, bem como o acabamento bicolor nos bancos e portas.