VW abre visitação gratuita à fábrica Anchieta e ao acervo de carros históricos
Visitação é gratuita e acervo histórico, linha de produção do Polo e espaços interativos voltados à mobilidade do futuro

A Volkswagen voltou a abrir as portas da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), para visitação pública. Após quase cinco anos de interrupção, o programa “Volkswagen Experience: da História ao Futuro” foi retomado com um novo formato, que também inclui visita ao seu acervo de carros históricos.
O programa foi criado em 1999, e já recebeu mais de 1,2 milhão de visitantes. Agora reformulado, ele amplia o foco para além da linha de produção.

O passeio começará em um espaço que foi batizado de “Galpão”, uma área de mais de 1.400 m² que reúne exposição de veículos históricos da marca, ativações tecnológicas e instalações interativas, como por exemplo, um túnel imersivo que apresenta a transformação da mobilidade — desde os tempos do Fusca até os carros elétricos.

Além do passeio histórico, a nova proposta busca aproximar o público com a jornada tecnológica que a marca pretende seguir. O tour pela fábrica inclui a área de montagem final do Polo. Os visitantes poderão acompanhar de perto o processo de produção do hatch, observando a montagem de carrocerias, instalação de componentes e o trabalho dos robôs industriais.
As visitas são gratuitas e abertas a pessoas com deficiência, com adaptação nos recursos de áudio e sinalização. Também há dias específicos reservados para escolas públicas, universidades e projetos sociais. A capacidade total é de até 100 visitantes por dia.

As visitas precisam ser agendadas previamente no site da montadora. O tour completo dura cerca de duas horas e meia e ocorre de segunda a sexta-feira, em três horários diferentes. A idade mínima para a visita é de 18 anos.