Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Frota de VW Santana 0 km é encontrada na China

Fotos de cinco unidades novas e ainda com plásticos e adesivos de fábrica foram divulgadas no Facebook

Por Lucas Parente
29 nov 2023, 20h01
santana
 (Reprodução/Internet)
Continua após publicidade

Se hoje o Brasil importa diversos carros fabricados na China, no passado a China teve diversos projetos de carros nacionais à venda, como os Volkswagen Gol e Fiat Palio. Mas o mais icônico é o do Volkswagen Santana, que fez sucesso na China por décadas inclusive com o mesmo nome – dispensando o “Passat”, usado na Europa.

A primeira geração do Santana produzida no Brasil, o famoso “quadrado”, teve uma vida um pouco mais longa na China. A Shanghai Volkswagen nacionalizou o modelo em 1983 e o produziu na China até o ano de 2013, sem muitas mudanças estéticas e seguindo com o mesmo motor AP muito conhecido por aqui.

Curiosamente, o Santana quadrado feito na China chegou a conviver com as reestilizações do modelo, que foram desenvolvidas no Brasil.

VW-Santana_(02)
(Reprodução/Internet)

Agora contextualizado e conhecido o sucesso do “Santanão” na China, a novidade é que pelo menos cinco unidades zero-km do Volkswagen Santana da primeira geração foram encontradas em um galpão, como revela a página do Facebook Han Chung Classics.

Continua após a publicidade

Nas imagens é possível ver que os carros estão como novos e são todas unidades fabricadas em 2012. Mesmo assim, são quase uma cápsula do tempo, pois todos mantêm muito do visual dos Santana que foram fabricados no Brasil até 1992.

VW-Santana_(04)
(Reprodução/Internet)

O post não contém muitas informações, mas pelas fotos é possível ver até etiquetas originais do modelo zero ainda presentes. Ainda é possível ver uma etiqueta com a motorização do modelo, que indica o motor AP 1.8.

Outra informação da qual é possível observar na etiqueta é a potência do modelo chinês, cerca de 95 cv. Já no Brasil, o Santana 1.8 com injeção eletrônica produzido por aqui gerava cerca de 100 cv de potência.

Continua após a publicidade

VW-Santana_(03)

Chegando próximo ao fim de sua carreira na China e com novas tecnologias disponíveis, o Santana chinês produzido em 2012 já estava equipado de diversos equipamentos como: freios ABS, injeção eletrônica Bosch, câmbio de cinco marchas (ambos presentes em algumas versões no Brasil), CD-player capaz de ler MP3 e embreagem hidráulica.

Compartilhe essa matéria via:
VW-Santana_(05)
(Reprodução/Internet)

Até hoje o Santana coleciona fãs em alguns países asiáticos. Seguindo quase a mesma cultura do Brasil, por lá também é possível ver os Volkswagen antigos personalizados, rebaixados e com rodas BBS. Mas seus grandes fãs eram, na verdade, os taxistas. Ou seja, não importa onde você esteja, sempre terá um fanático por carros da VW produzidos nos anos 1980 e 1990.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.