Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Vendas para frotas escondem os carros que fazem sucesso nas lojas

Os números são soberanos, mas nem sempre o carro mais vendido é o que faz maior sucesso entre os compradores comuns

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
23 jun 2024, 10h00

Os números de vendas de veículos divulgados pela Fenabrave (associação dos concessionários) são inquestionáveis. Porém, eles não refletem necessariamente a preferência do consumidor, já que mesclam os resultados de vendas diretas (feitas diretamente pelas montadoras) e as de varejo (feitas por lojistas). Assim, é preciso separar os números para entender o mercado de cada modelo.

O primeiro exemplo vem do topo do ranking, o Volkswagen Polo, que tem disputado mês a mês a liderança com a Fiat Strada. De janeiro a março, o hatch ocupava o posto de carro mais vendido do Brasil, com 27.263 unidades – contra 26.580 da picape. Porém, quase 70% dos Polo foram para vendas diretas, ou seja, compradas por empresas diversas, locadoras ou para PcD (pessoas com deficiência) – as montadoras não revelam os destinos.

CHEVROLET mONTANA x FIAT sTRADA
A “incansável” (e inalcansável) Fiat Strada segue como carro mais vendido do país. (Fernando pires/Quatro Rodas)

Neste caso, a indicação dessa participação é dada pela comercialização do Polo Track, a versão de entrada que tem 65,8% das vendas com foco em frotas por sua simplicidade. O mesmo vale para a Strada, com 62,5% das vendas sem intermediários. É mais compreensível para uma picape. Nada disso tira o brilho deles, já que frotistas preferem modelos robustos e confiáveis.

Compartilhe essa matéria via:

Entre os SUVs, há vendas mais equilibradas, como é o caso do Nissan Kicks, com 6.024 emplacamentos por venda direta e 6.991 pelo varejo. Aqui, assim como para T-Cross e Nivus, as vendas diretas têm como maior volume o público PcD, que recebe isenções e/ou descontos de impostos.

Continua após a publicidade
VW Nivus Highline
VW Nivus Highline (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Porém, esses modelos também fazem sucesso entre os consumidores comuns. Por outro lado, há quem venda mais no varejo, como os SUVs médios, entre eles o Compass e o Corolla Cross: 66,9% e 77,4%, respectivamente, foram comprados de forma convencional.

Até março, as vendas de varejo detinham 55,7% do mercado. Isso muda entre automóveis (60,5%) e comerciais leves (38,6%).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.