Clique e assine por apenas 8,90/mês

Quanto tempo um carro consegue rodar sem óleo?

Após 17 minutos, motor do Mercedes não aguentou e explodiu

Por Henrique Rodriguez - Atualizado em 19 jan 2017, 19h40 - Publicado em 19 jan 2017, 19h08
Pistões e bielas voaram quando o motor chegou ao seu limite
Pistões e bielas voaram quando o motor chegou ao seu limite Reprodução/CarThrottle

Os caras do CarThrottle compraram um Mercedes Classe C 180 1994 por apenas 200 libras (R$ 789) com 321.000 km rodados. O objetivo era acabar com um dos maiores mistérios da humanidade: por quanto tempo o motor de um carro funciona sem óleo?

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=CfipRXooCTM&w=680&h=383]

Primeiro, eles comprovaram que o veterano motor 1.8 a gasolina com 122 cv estava em bom estado de funcionamento – com direito a drift! Depois, drenaram todo o óleo do carter (que aparentemente estava velho, já pedindo uma troca) para começar a experiência.

Sem óleo, todas as peças móveis passam a sofrer com o atrito entre si. Isso gera calor, ruido e, claro, provoca desgaste acentuado de componentes, como por exemplo aneis dos pistões, pistões, bronzinas, bielas e virabrequim, todos fundamentais para o motor.

Continua após a publicidade

O desgaste provocado pela falta de lubrificação é tamanho que o ronco do motor logo muda e minutos depois o apresentador já compara o ruído com o de um velho Mercedes diesel. Além disso, é evidente a redução de desempenho do sedã.

Voltas e voltas na pista depois, o velho e cansado 1.8 a gasolina de 122 cv literalmente explodiu. Pedaços de pistões e bielas romperam o cárter após 17 minutos e ficaram pela pista. Considerando que motores da Mercedes são considerados resistentes, é de se imaginar cenários piores em outros carros…

Publicidade