Quanto tempo um carro consegue rodar sem óleo?

Após 17 minutos, motor do Mercedes não aguentou e explodiu

Pistões e bielas voaram quando o motor chegou ao seu limite Pistões e bielas voaram quando o motor chegou ao seu limite

Pistões e bielas voaram quando o motor chegou ao seu limite (Reprodução/CarThrottle/)

Os caras do CarThrottle compraram um Mercedes Classe C 180 1994 por apenas 200 libras (R$ 789) com 321.000 km rodados. O objetivo era acabar com um dos maiores mistérios da humanidade: por quanto tempo o motor de um carro funciona sem óleo?

Primeiro, eles comprovaram que o veterano motor 1.8 a gasolina com 122 cv estava em bom estado de funcionamento – com direito a drift! Depois, drenaram todo o óleo do carter (que aparentemente estava velho, já pedindo uma troca) para começar a experiência.

Sem óleo, todas as peças móveis passam a sofrer com o atrito entre si. Isso gera calor, ruido e, claro, provoca desgaste acentuado de componentes, como por exemplo aneis dos pistões, pistões, bronzinas, bielas e virabrequim, todos fundamentais para o motor.

O desgaste provocado pela falta de lubrificação é tamanho que o ronco do motor logo muda e minutos depois o apresentador já compara o ruído com o de um velho Mercedes diesel. Além disso, é evidente a redução de desempenho do sedã.

Voltas e voltas na pista depois, o velho e cansado 1.8 a gasolina de 122 cv literalmente explodiu. Pedaços de pistões e bielas romperam o cárter após 17 minutos e ficaram pela pista. Considerando que motores da Mercedes são considerados resistentes, é de se imaginar cenários piores em outros carros…

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Paulo Henrique

    Comprar um carro desses por 200 libras deve ser um negocio melhor do que alugar um carro novo. Com certeza ele, com a troca de óleo, claro, deveria rodar sem maiores problemas por um ano ou mais… Se parar de funcionar, joga fora e compra outro do mesmo valor. Custo de 200 libras por ano + imposto de 95 libras…