Quanto tempo um carro consegue rodar sem óleo?
Após 17 minutos, motor do Mercedes não aguentou e explodiu
Os caras do CarThrottle compraram um Mercedes Classe C 180 1994 por apenas 200 libras (R$ 789) com 321.000 km rodados. O objetivo era acabar com um dos maiores mistérios da humanidade: por quanto tempo o motor de um carro funciona sem óleo?
Primeiro, eles comprovaram que o veterano motor 1.8 a gasolina com 122 cv estava em bom estado de funcionamento – com direito a drift! Depois, drenaram todo o óleo do carter (que aparentemente estava velho, já pedindo uma troca) para começar a experiência.
Sem óleo, todas as peças móveis passam a sofrer com o atrito entre si. Isso gera calor, ruido e, claro, provoca desgaste acentuado de componentes, como por exemplo aneis dos pistões, pistões, bronzinas, bielas e virabrequim, todos fundamentais para o motor.
O desgaste provocado pela falta de lubrificação é tamanho que o ronco do motor logo muda e minutos depois o apresentador já compara o ruído com o de um velho Mercedes diesel. Além disso, é evidente a redução de desempenho do sedã.
Voltas e voltas na pista depois, o velho e cansado 1.8 a gasolina de 122 cv literalmente explodiu. Pedaços de pistões e bielas romperam o cárter após 17 minutos e ficaram pela pista. Considerando que motores da Mercedes são considerados resistentes, é de se imaginar cenários piores em outros carros…