Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Abril Day: Assine por apenas 4,00

Direção por pinhão e cremalheira ou por setor e rosca sem fim?

Muito popular décadas atrás, a direção por setor e rosca sem fim foi substituída pela do tipo pinhão e cremalheira

Por Redação
11 nov 2016, 17h58 • Atualizado em 3 Maio 2021, 16h21
  • Ford Maverick GT Ford Maverick GT

    Nas fichas técnicas, a direção é sempre por pinhão e cremalheira. Existe outro sistema? – Glauco Melo, São Paulo (SP).

    Sim. Além do sistema de pinhão e cremalheira, que é usada pela maioria dos veículos produzidos atualmente, existe também o do tipo setor e rosca sem fim, muito usados nos automóveis antigos como Fusca, Opala, Maverick e alguns outros modelos americanos.

    Nesse tipo de caixa de direção, uma rosca sem fim engrena-se com um setor dentado. O movimento circular do volante muda de direção para acionar o braço de saída da caixa, chamado braço Pitman, que por sua vez esterça as rodas por meio das barras de direção.

    No passado, sua grande vantagem era permitir maiores relações de redução, favorecendo sua utilização em veículos mais pesados, como caminhões. Esse tipo de direção também oferecia boa robustez.

    Já a caixa do tipo pinhão e cremalheira possui menos elementos. Ela é constituída basicamente de um pinhão e de uma cremalheira engrenados permanentemente.

    O pinhão é acionado pelo volante, e as barras de direção saem diretamente das extremidades da cremalheira mediante articulações esféricas, resultando num arranjo simples e bem mais preciso, com menos folgas.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

    ABRILDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    ABRILDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.