Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Qual a diferença entre cv, hp, bhp e kW?

Diferentes unidades podem levar a enganos na divulgação da potência real dos carros

Por Redação Atualizado em 3 Maio 2021, 15h37 - Publicado em 11 jul 2016, 13h24
Teste de motor no dinamômetro
divulgação/Mercedes-Benz

Qual a diferença entre cv, hp, bhp e kW? – Sadao Honda Konno, por e-mail.

Essas unidades vêm do tempo em que o escocês James Watt – que aprimorou a máquina a vapor – definiu 1 hp (horse power, ou cavalo-vapor) como a potência necessária para levantar uma massa de 75 kg, a 1 metro de altura, em 1 segundo.

Daí para a frente, cada país deu sua patriotada e inventou unidades parecidas, mas diferentes o suficiente para nos confundir. Vamos a elas:

– hp (horse power): é o valor medido no eixo motor, com os acessórios necessários para ligá-lo e funcionar autonomamente.

– bhp (brake horse power): é medido segundo as normas americanas SAE J245 e J 1995 (já obsoletas), que permitiam a retirada do filtro de ar, alternador, bomba da direção hidráulica, motor de arranque, além de permitir o uso de coletores de escape dimensionados. Sem essas perdas, era o favorito das montadoras que vendiam “potência”. Foi abandonado em 1972.

– PS: abreviação da palavra alemã “Pferdestärke”, que significa… cavalo-vapor. Era medido segundo norma alemã DIN 70020, e diferia levemente do hp por ser baseado no sistema métrico ao invés do imperial.

– CV (cheval vapeur): como “Pferdestärke” era difícil de falar, os franceses inventaram o CV. A mesma coisa, só que adaptado ao gosto francófono.

Continua após a publicidade

– W ou kW: é a unidade padrão do Sistema Internacional de Medidas (SI), definido pela Organização Internacional para Normatização (ISO) segundo as normas ISO 31 e ISO 1000.

Em fichas técnicas divulgadas por montadoras, o kW é a medida padrão utilizada por marcas de origem alemã. Fabricantes ingleses e americanos, por outro lado, ainda utilizam o horsepower, enquanto os italianos e franceses costumam aplicar o CV.

No Brasil, a maioria das marcas (independente da origem) acaba convertendo suas fichas técnicas para o usual CV. Mas é preciso sempre ficar atendo à equivalência das medidas:

  • 1 hp = 745,7 W ou 0,7457 kW
  • 1 CV (ou PS) = 0,7355 kW
  • 1 hp = 1,0138 CV (ou PS)

Na prática, um erro comum é não converter os dados de hp para CV. Em motores de potência pequena, não faz tanta diferença – 80 hp seria o equivalente a 81,109 CV.

Em motores com centenas de cavalos, porém, a conversão gera números mais distintos. O motor V8 do Mercedes S 63 AMG Coupé, por exemplo, rende 430 kW, equivalente a 577 hp ou 585 CV.

Para complicar, até mesmo algumas montadoras acabam utilizando hp e CV sem distinção. A única maneira de evitar enganos é ter como referência sempre a medida em kW (quando divulgada) e convertê-la posteriormente para hp ou CV.

Ferramentas online como o WebCalc ou conversores de medidas disponíveis em smartphones ajudam bastante na tarefa.

Continua após a publicidade

Publicidade