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Problemas nos freios de Onix e Prisma 1.0

Donos de Onix e Prisma 1.0 reclamam que freios falham quando o motor está em baixa rotação

Por Waldez Carmo Amorim - Atualizado em 23 nov 2016, 20h43 - Publicado em 10 mar 2016, 13h32
Eduardo Couto Esteves, dono de um Onix
Eduardo: mais de oito meses com problemas

O projetista Eduardo Couto Esteves tem uma leve rampa na saída da sua garagem, no Rio de Janeiro. Na maioria das vezes que está indo trabalhar, ele se prepara para enfrentar uma dor de cabeça recorrente: seu Onix 1.0 LT 2014 apresenta uma falha nos freios que  já o fez bater o para-choque no portão de casa.

“Depois de ligar o motor, eu costumo sair de ré, acelerando pouco para descer a rampa. De repente, o pedal endurece e o carro fica sem freio”, diz Eduardo. “Desde que comprei meu Onix, vou sempre à concessionária e eles dizem não ter nenhuma falha. Mas um dia um mecânico da marca me confidenciou que se trata de um defeito comum.”

Realmente, o caso de Eduardo não é raro. Entrevistamos 11 proprietários de Onix e Prisma 1.0 modelos 2014 e 2015 que contam uma história muito parecida: o pedal endurece e os freios perdem a eficiência quando o motor está em baixa rotação ou com o ar-condicionado ligado.

Foi o que aconteceu com o estudante Hugo Martins, de Ouro Branco (MG). “O mau funcionamento do freio do meu carro ocorre em manobras com o ar acionado. Aí o pedal fica muito duro, a ponto de não funcionar”, afirma o dono de um Onix LT 1.0 2015. “Na autorizada, os funcionários explicaram que se trata de uma falha na pressão no servofreio, que não tem como ser resolvida.”

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Mas isso não quer dizer que não dá para contornar o problema. Alguns motoristas descobriram que o melhor é aumentar a rotação ao frear, como relata o engenheiro Márcio Pessoa, de Contagem (MG). “Meu Onix 2015 está com apenas 1.000 km, mas já notei a falha em várias situações. Em uma delas, precisei pisar com muita força para não bater numa árvore. Em outra, quase bati em outro veículo numa rampa de shopping. Aprendi que o defeito some se eu colocar em ponto morto e acelerar o motor.”

A GM informa que não achou nenhum registro de reclamação feito pelos clientes citados pela reportagem, mas que entrará em contato com eles para obter mais informações. 

 

O POVO RECLAMA

“O pedal de freio ficou duro ao descer uma ladeira de ré. Como não consegui parar, bati o para-choque. Hoje, dirijo com receio, pois não confio mais no meu carro.” – Alexsander Oliveira, Simões Filho (BA), dono de um Prisma 1.0 2015

“Toda vez que estou em um piso inclinado e engato marcha à ré, com o ar-condicionado ligado, sinto o pedal de freio endurecer como se o motor estivesse desligado.” – Alisson Rodrigues Simão, Itabira (MG), dono de um Onix 1.0 2014

“Meu carro está com apenas 1.000 km, mas já notei a falha com os freios em várias situações.” – Márcio Pessoa, Contagem (MG), dono de um Onix 1.0 2015

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