Problemas nos freios de Onix e Prisma 1.0

Donos de Onix e Prisma 1.0 reclamam que freios falham quando o motor está em baixa rotação

Eduardo: mais de oito meses com problemas  (/)

O projetista Eduardo Couto Esteves tem uma leve rampa na saída da sua garagem, no Rio de Janeiro. Na maioria das vezes que está indo trabalhar, ele se prepara para enfrentar uma dor de cabeça recorrente: seu Onix 1.0 LT 2014 apresenta uma falha nos freios que  já o fez bater o para-choque no portão de casa.

“Depois de ligar o motor, eu costumo sair de ré, acelerando pouco para descer a rampa. De repente, o pedal endurece e o carro fica sem freio”, diz Eduardo. “Desde que comprei meu Onix, vou sempre à concessionária e eles dizem não ter nenhuma falha. Mas um dia um mecânico da marca me confidenciou que se trata de um defeito comum.”

Realmente, o caso de Eduardo não é raro. Entrevistamos 11 proprietários de Onix e Prisma 1.0 modelos 2014 e 2015 que contam uma história muito parecida: o pedal endurece e os freios perdem a eficiência quando o motor está em baixa rotação ou com o ar-condicionado ligado.

Foi o que aconteceu com o estudante Hugo Martins, de Ouro Branco (MG). “O mau funcionamento do freio do meu carro ocorre em manobras com o ar acionado. Aí o pedal fica muito duro, a ponto de não funcionar”, afirma o dono de um Onix LT 1.0 2015. “Na autorizada, os funcionários explicaram que se trata de uma falha na pressão no servofreio, que não tem como ser resolvida.”

Mas isso não quer dizer que não dá para contornar o problema. Alguns motoristas descobriram que o melhor é aumentar a rotação ao frear, como relata o engenheiro Márcio Pessoa, de Contagem (MG). “Meu Onix 2015 está com apenas 1.000 km, mas já notei a falha em várias situações. Em uma delas, precisei pisar com muita força para não bater numa árvore. Em outra, quase bati em outro veículo numa rampa de shopping. Aprendi que o defeito some se eu colocar em ponto morto e acelerar o motor.”

A GM informa que não achou nenhum registro de reclamação feito pelos clientes citados pela reportagem, mas que entrará em contato com eles para obter mais informações. 

 

O POVO RECLAMA

“O pedal de freio ficou duro ao descer uma ladeira de ré. Como não consegui parar, bati o para-choque. Hoje, dirijo com receio, pois não confio mais no meu carro.” – Alexsander Oliveira, Simões Filho (BA), dono de um Prisma 1.0 2015

“Toda vez que estou em um piso inclinado e engato marcha à ré, com o ar-condicionado ligado, sinto o pedal de freio endurecer como se o motor estivesse desligado.” – Alisson Rodrigues Simão, Itabira (MG), dono de um Onix 1.0 2014

“Meu carro está com apenas 1.000 km, mas já notei a falha com os freios em várias situações.” – Márcio Pessoa, Contagem (MG), dono de um Onix 1.0 2015

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  1. Gilvan Lopes da Silva

    Enfrento o mesmo problema desde comprei (zero km).

  2. Comprei um 0Km atraída pela boa revenda que o veículo possuía e tive problemas parecidíssiomos como os da reportagem (a situação chega a ser quase idêntica). Fiquei com tanto pavor do carro ter batido, só parando com freio de mão, que praticamente abandonei o carro por mais de um ano na garagem, até tomar coragem de vender. Um detalhe, é que nas revisões programadas, diziam que desconheciam de qualquer problema relativo ao freio.

  3. Anderson Rodrigues

    Eu tenho um Prisma 1.4 LTZ e passei um susto muito grande quando precisei acionar os freios em um dia de chuva. Foi assim: eu estava me aproximando de um quebra-molas quando acionei o freio, estava chovendo e então o pedal de freio endureceu (detalhe que estava a menos de 50km/h), soltei-o rapidamente e pisei novamente no freio, com menos força e novamente o pedal travou, fez um barulho de deslizamento (que não foi dos pneus) e quase eu bati. O carro só parou porque eu puxei o freio de mão e isso fez com que eu desse um 360 na pista (literalmente um cavalo de pau) e sem querer.
    Desde esse dia perdi a confiança no carro e sempre que estou longe de outro carro e está chovendo faço o teste e acontece a mesma coisa. (freio lixo).
    Perguntei aos “mecânicos” da concessionária e eles dizem que é normal de carro com ABS.
    Respondo aqui: não é normal… não sou um leigo no assunto… os veículos Prisma possuem um defeito de fábrica que a Chevrolet não assume. Isso ainda vai dar m…

  4. Camila Oliveira Santos

    Comprei um onix 2015 1.0 faz 3 meses, dos quais 2 ficou na concessionária com este problema e a chevrolet me deu um laudo dizendo que não há problemas no meu freio. Eu descobri a falha na primeira vez que sai com o carro sozinha, quando eu bati o carro em baixa velocidade ao entrar em um estacionamento. A chevrolet nega que haja problemas. Incrível a falta de respeito com o cliente, para um item de segurança, onde cada vez que eu diminuo a velocidade como entrar em um posto de gasolina ou na rua ,o freio fica duro, me expondo a acidentes. Hj entendo e concorsi com a proibição da venda do onix. Ate a ultima semana estava chateada com o prejuizo financeiro causado. hj, so nao quero sofrer um acidente nem causar com terceiros.

  5. Thiago Monteiro

    È muito triste saber que mesmo após uma reportagem tão importante como esta, feita por uma empresa que detém a confiança de milhares de brasileiros e a montadora GM não dá o devido suporte aos clientes que possuem este mesmo problema e que ao procurar seus representantes (rede de concessionárias) se depara com a negativa de que nada pode ser feito….

  6. Lisiane Miura

    Olá, gostaria de compartilhar o meu relato.
    Tenho um ONIX LTZ (2014/2014).
    No último dia 8/12, ao cruzar a avenida dos Bandeirantes pela Alameda dos Maracatins (São Paulo), meu freio não funcionou, o que provocou um acidente (sem vítimas, graças a Deus). Não estava chovendo e eu estava com uma velocidade média de 30 a 40km/h. Bati a frente do meu carro em um poste na tentativa de forçar a parada. Porém, o mais bizarro, é que o freio voltou a funcionar depois de todo o ocorrido. Meu carro está na Concessionária NOVA da Chevrolet (João Dias- SP) para fazer os reparos e, conversando com um dos funcionários, ele me relatou que isso NUNCA ACONTECEU ANTES. Como assim, diante de tantos relatos que tenho lido pela internet? Se eles não me derem um retorno, não terei mais segurança em usar este carro e, nunca mais, adquirir um veículo da Chevrolet…
    Se puderem compartilhar mais informações e relatos, é uma boa alternativa para reunirmos subsídios e argumentos contra a montadora.

  7. mecanica movel

    comprei um onix lt 1.0 2015 saindo da garagem pela manha o freio endureçeu quase batir em seguida fui faser uma viagem de 100 km tive que parar 2 veses para descançar os braços pois a direçao e dura demaes.