PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Piloto automático funciona com câmbio manual?

Sim, funciona. Mas não da mesma forma que em carros com câmbio automático

Por Redação
Atualizado em 3 Maio 2021, 12h07 - Publicado em 3 Maio 2016, 13h47
Ford Kuga
Comando de operação do piloto automático (Divulgação/Ford)

Num automático com cruise control, o carro troca de marchas para manter a velocidade. E num carro com câmbio manual, como isso funciona? – Luiz Carlos Fischer, por email.

O piloto automático (também conhecido como cruise control ou controle de velocidade de cruzeiro) possui sensores que informam a velocidade do carro para uma central de comando eletrônico. A central está conectada a um atuador, que por sua vez está ligado à borboleta do acelerador.

Ao atingir a velocidade desejada, a central de comando passa a “dizer” para o atuador acelerar ou desacelerar o carro, a fim de manter a velocidade constante.

Em carros com câmbio manual, toda vez que for necessário fazer uma troca de marcha, o motorista vai pisar na embreagem, o que na maioria dos modelos vai desativar o piloto automático (assim como ocorre quando se pisa no freio). Depois de estabelecida a marcha necessária, é preciso reprogramar o equipamento.

Mas isso não é regra para todos: o cruise control da Chevrolet S10, por exemplo, pode continuar ativo ao se reduzir uma marcha. Já na hipótese de um veículo encontrar uma subida íngreme e o motor não ter potência para manter a velocidade naquela marcha, o sistema desliga automaticamente o cruise control.

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.