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Piloto automático funciona com câmbio manual?

Sim, funciona. Mas não da mesma forma que em carros com câmbio automático

Por Redação - Atualizado em 29 Maio 2018, 20h36 - Publicado em 3 Maio 2016, 13h47
Ford Kuga
Comando de operação do piloto automático Divulgação/Ford

Num automático com cruise control, o carro troca de marchas para manter a velocidade. E num carro com câmbio manual, como isso funciona? – Luiz Carlos Fischer, por email.

O piloto automático (também conhecido como cruise control ou controle de velocidade de cruzeiro) possui sensores que informam a velocidade do carro para uma central de comando eletrônico. A central está conectada a um atuador, que por sua vez está ligado à borboleta do acelerador.

Ao atingir a velocidade desejada, a central de comando passa a “dizer” para o atuador acelerar ou desacelerar o carro, a fim de manter a velocidade constante.

Em carros com câmbio manual, toda vez que for necessário fazer uma troca de marcha, o motorista vai pisar na embreagem, o que na maioria dos modelos vai desativar o piloto automático (assim como ocorre quando se pisa no freio). Depois de estabelecida a marcha necessária, é preciso reprogramar o equipamento.

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Mas isso não é regra para todos: o cruise control da Chevrolet S10, por exemplo, pode continuar ativo ao se reduzir uma marcha. Já na hipótese de um veículo encontrar uma subida íngreme e o motor não ter potência para manter a velocidade naquela marcha, o sistema desliga automaticamente o cruise control.

 

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