Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ao desligar o ar-condicionado, o ganho de potência é imediato?

A resposta é sim. Mas só um pouquinho

Por Redação
Atualizado em 3 Maio 2021, 10h06 - Publicado em 1 abr 2016, 23h08

Botões que controlam o ar-condicionado do HB20S modelo 2013 da Hyundai

Ao desligar o ar-condicionado numa ultrapassagem, o ganho de potência é imediato? – Arthur Mascarenhas Meque, São Bernardo do Campo (SP)

Sim. Ao desligar o sistema condicionador de ar, o motor a combustão não precisa mais acionar a correia que faz o compressor trabalhar.

Dessa maneira, o automóvel ganha imediatamente cerca de 5 cv de potência (em alguns casos, até mais) com um simples toque de botão – o que pode fazer uma boa diferença em veículos de baixa potência, como os 1.0.

Décadas atrás, a perda de potência com o ar ligado era ainda maior – chegava a até 10%. Hoje, com motores mais modernos e compressores mais leves e eficientes, um motor 1.6 de 16V perde no máximo 5%.

Continua após a publicidade

Por outro lado, se ao desligar o ar-condicionado você abre os vidros do carro, cuidado: dependendo da velocidade, o arrasto aerodinâmico provocado pelos vidros abertos pode não compensar o pequeno ganho de potência.

Nos testes feitos por QUATRO RODAS, o padrão adotado é o de sempre desligar o ar-condicionado e fechar os vidros em testes de aceleração, retomada e consumo.

Isso foge da realidade da maioria dos usuários, mas é necessário para que cada automóvel (inclusive os que não possuem ar-condicionado) seja avaliado em igualdade de condições.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.