Piloto automático é mais ou menos econômico?

A resposta depende muito mais de você do que do seu carro

Botões no volante ativam o piloto automático

Botões no volante ativam o piloto automático (Dieter Rebmann/Mercedes-Benz)

Qual o impacto do piloto automático no consumo? Ele é mais ou é menos econômico? – Sérgio Guedes, São Paulo (SP)

O consumo do controlador de velocidade de cruzeiro ou cruise control, chamado popularmente de piloto automático, depende mais do motorista utilizado como referência do que do equipamento em si.

Imagine a situação de uma subida numa estrada: se o condutor mantiver o pé constante no acelerador, permitindo que ocorra uma pequena redução na velocidade do veículo, o consumo será menor do que com o piloto automático ativo, porque este aumentaria a aceleração para tentar manter a velocidade.

O mesmo aconteceria em um leve declive: o motorista pode tirar completamente o pé do acelerador e provocar o corte da injeção, permitindo uma redução na velocidade.

Se fosse o piloto automático descendo a ladeira, ele deixaria o motor funcionando para não perder velocidade, gerando um consumo maior.

O oposto ocorreria se o motorista que serve como referência for do tipo que acelera o veículo de forma mais abrupta.

Em uma condição normal de tráfego rodoviário, ele certamente utilizaria o acelerador e o freio de forma mais intensa. Nesse caso, o piloto automático seria mais econômico.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. José Borges

    Supondo uma estrada livre, com aclives, declives e curvas moderados, e um carro manual em velocidade de cruzeiro sem trocas de marcha, o que é mais econômico: manter uma velocidade constante, manter uma rotação constante ou manter uma pressão fixa no pedal do acelerador?