Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

O manual de instruções do futuro

Como a realidade aumentada deve aposentar os manuais impressos de reparo automotivo

Por Alexandre Akashi | Ilustração Tato Araújo
Atualizado em 22 abr 2021, 17h21 - Publicado em 1 jul 2014, 00h33

servicos servicos

Ler manuais de serviço, muitas vezes, é um desafio para os profissionais que trabalham nas oficinas das concessionárias. Eles enfrentam uma linguagem técnica, instruções extensas e uma série de ilustrações nem sempre fáceis de identificar. Também não é raro faltar ou não estar claro justamente o detalhe que permite a desmontagem ou montagem perfeita e sem perda de tempo.

Para acabar com isso, fabricantes como BMW e Volks estão desenvolvendo sistemas capazes de ajudar os mecânicos, exibindo o passo a passo dos diferentes procedimentos de reparo. Usando imagens virtuais sobrepostas ao equipamento real a ser reparado, essa tecnologia faz o reconhecimento do tipo de carro e, a partir da necessidade do conserto, guia o profissional em cada etapa.

“A grande sacada desse tipo de manual de instruções eletrônico é a possibilidade de sobreposição de imagens. Isso permite mostrar ao usuário todas as dicas e truques para soltar as peças, como aquela torcidinha mágica que, se não for feita, quebra a trava”, explica o diretor do comitê telemática e infotainment da SAE Brasil, Ricardo Takahira.

Além de contribuir com a qualidade dos serviços, os assistentes virtuais podem ajudar a reduzir o tempo e o custo das manutenções. Mas, por enquanto, tanto a BMW como a VW não têm previsões de quando os sistemas estarão disponíveis em suas respectivas redes de assistência.

Continua após a publicidade

VISUALIZAÇÃO

A interface do sistema com o usuário é feita por meio de telas de vídeo, que podem ser as usadas em celulares, tablets ou óculos especiais.

PROJEÇÕES

As imagens que demonstram os procedimentos são projetadas sobre imagens do carro real captadas por uma câmera.

Continua após a publicidade

APLICATIVO

Através de um mecanismo de busca, o software identifica o veículo, reconhece suas características, localiza a área que o mecânico está focalizando e inicia as instruções.

BANCO DE DADOS

O banco de dados com as informações necessárias (código ou medidas das peças, torque do aperto, prazo de troca etc.) pode ser armazenado em um computador ou num site.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.