Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Motores atuais precisarão ser ajustados para usar gasolina sintética?

Gasolina feita de CO2 captado da atmosfera é limpo e renovável e vem sendo a grande aposta de algumas empresas

Por Leonardo Barboza
Atualizado em 30 Maio 2022, 09h47 - Publicado em 30 Maio 2022, 09h42
Gasolina Sintética
Amostra de combustível produzido em laboratório  (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
Os motores atuais terão nova calibração para rodar com combustível sintético?

Neylor Araújo, Mauá (SP)

Não haverá necessidade de adaptar os motores a combustão existentes atualmente ao combustível sintético.

Segundo a Porsche, que está construindo uma fábrica desse tipo de combustível no Chile, o propósito dessa tecnologia é, em resumo, extrair hidrogênio da água combinado ao CO2 capturado da atmosfera.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

O resultado desse processo seria um metanol sintético. Através de um processo de refino, esse metanol pode ser convertido em gasolina sintética de uso similar ao da derivada do petróleo. A grande vantagem seria termos um combustível renovável de emissão neutra.

Continua após a publicidade

O carbono resultante de sua queima é o mesmo que foi retirado da atmosfera para a sua produção. Assim, no final das contas, ele não aumenta a quantidade desse gás no ambiente. Por isso é considerado um combustível limpo.

Este combustível poderá substituir os combustíveis fósseis e permitir que os carros equipados com motores a combustão circulem sem culpa de aumentar a quantidade de poluentes na atmosfera.

Porque não usar o etanol?

O etanol é extraído da cana-de-açúcar, compensando as emissões com fotossíntese. Além de exigir adaptações nos motores, esse tipo de combustível é popular apenas no Brasil. É por isso que países da Europa têm avançado em estudos para a confecção de combustíveis sintéticos.

Continua após a publicidade
O eFuel é resultado de reações químicas
O eFuel é resultado de reações químicas (Reprodução/Audi)

Por ser produzido sem petróleo e tendo como matéria-prima a água e o dióxido de carbono disponível na atmosfera, o e-fuel é a principal saída para que os motores a combustão mantenham-se em produção e uso durante mais algumas boas primaveras.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

O custo de produção não é barato. Apesar dos ingredientes do eFuel serem encontrados em abundância na natureza, a captação e as reações químicas para a separação do hidrogênio e a união dele com o carbono precisam da estrutura de uma fábrica, para acontecer.

E, todo o processo consome energia elétrica que precisa ser limpa para fazer sentido do ponto de vista ambiental. Por isso, o projeto prevê a construção de uma fazenda eólica, com turbinas de captação.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.