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Mitos e verdades sobre os pneus do seu carro

Modelo de uso misto, run flat, verdes, de alta performance... Não importa o tipo, cada um deles é cercado de mitos. Aprenda quais são os principais

Por Glauco Lucena
Atualizado em 4 Maio 2021, 10h54 - Publicado em 11 Maio 2017, 19h14
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(Denis Freitas/Quatro Rodas)

Pneus verdes são piores de frenagem?

Mito, mas já foi verdade – De fato, havia maior necessidade de espaço de frenagem nos primeiros pneus ecológicos, mas isso apenas em piso seco, devido à menor resistência ao rolamento. No molhado, eles se saíam até um pouco melhor que os convencionais.

“Hoje, porém, os grandes fabricantes desenvolveram novos compostos, com menos carbono black e mais sílica. Por isso, não há mais diferença em termos de frenagem”, diz José Carlos Quadrelli, gerente geral de engenharia da Bridgestone.

 

Pneu de uso misto dura menos?

Verdade – O modelo A/T é feito para andar mais no asfalto que na terra, porém tem mais resistência a piso acidentado que o pneu on-road. Assim, se trafegar só na cidade, ele se desgasta um pouco mais, por sua maior resistência ao rolamento.

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Gustavo Loeffler, do departamento técnico da Yokohama, lembra que “rodando só no asfalto, ele também tem desgaste mais irregular, por isso exige mais alinhamento e balanceamento”.

 

Pneu de uso misto prejudica o consumo?

Verdade – Assim como a durabilidade é afetada, o consumo sofre um pouco mais nos modelos A/T que rodam apenas no asfalto, comparados aos on-road. “Mas é uma diferença tão pequena que nem se compara a fatores como falta de calibragem ou direção mais agressiva, entre outros que afetam o consumo”, diz Fabrice Weisgal, gerente de marketing da Goodyear.

Mas o maior pênalti aqui é o ruído. “É frequente o dono de SUV vir trocar seus pneus de uso misto por modelos on-road. A reclamação mais comum é o incômodo com o conforto acústico e de rodagem”, diz Leandro Richter, gerente da rede DPaschoal.

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Run flat é mais duro e frágil?

Mito, mas já foi verdade Realmente, o desconforto ocorria nas primeiras gerações desses pneus, que podem rodar furados. Quanto à fragilidade em asfalto de má qualidade (tão comum no Brasil), os especialistas dizem que os novos modelos já possuem estrutura menos rígida e mais resistente que os primeiros. “Hoje ficou apenas o mito”, afirma Rafael Astolfi, gerente técnico da Continental.

 

Pneu de alta performance melhora o desempenho de carros comuns?

Verdade O alto custo de pneus de alta performance não combina com a proposta econômica de carros de passeio, mas a Goodyear já fez esse teste em seu campo de provas. O resultado? “Uma melhora discreta, mas perceptível, tanto no desempenho do carro como nos resultados de frenagem e de dirigibilidade”, explica Weisgal.

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