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Mico? Peugeot Hoggar é cada vez mais procurada entre as picapes usadas

Descontinuada há bastante tempo, foi redescoberta pelo mercado e tem apresentado boa procura no segmento

Por Alexandre Ule Ramos
26 jul 2022, 00h30

Lançada em 2010, a Hoggar foi a primeira picape leve da história da Peugeot, que nasceu como metalúrgica, em 1810. A picape estreou nas versões de entrada X-Line, intermediária XR e na top de linha Escapade (mesmo nome da versão mais cara da perua 207 SW, que também adotava visual aventureiro).

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As duas primeiras versões estavam equipadas com o motor 1.4 com 82 cv e 12,8 kgfm. Para os 1.135 kg de uma XR, era suficiente (a capacidade de carga é de 660 kg). A Escapade trazia motor 1.6 16V de 113 cv e 15,8 kgfm. A X-Line era a opção de trabalho, com rodas de aço sem calotas e acabamento simples. XR e Escapade eram voltadas para o lazer.

Todas contavam com o interessante degrau de acesso à caçamba, localizado na lateral. E também tinham, na época incomum, a garantia de três anos, pois uma das principais queixas dos consumidores em relação aos carros franceses (acontece até hoje) era sobre o custo da manutenção.

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PEUGEOT HOGGAR
Hoggar Escapade ganhava adereços plásticos para ter visual diferenciado (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Uma curiosidade é que a Hoggar tinha as portas do 207 quatro-portas, menores que as das versões de duas portas.

E sempre tinha vigia basculante de série. Existia ainda uma política diferenciada com relação aos acessórios, que eram instalados nas concessionárias. O destaque era o teto solar. Ou seja, não houve Hoggar com teto solar de fábrica, pois todos os que foram colocados tiveram sua instalação na rede autorizada.

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Mas algumas mudanças eram necessárias para que a Hoggar pudesse enfrentar a concorrência e os tempos não andavam fáceis, pois, além dos concorrentes tradicionais, até mesmo a já então ultrapassada Courier dava trabalho ao modelo da Peugeot.

Assim, na linha 2012, a X-Line ganha protetor de caçamba, direção assistida, novos revestimentos dos bancos e relógio digital. A XR recebe aquecimento interno e também novos revestimentos. E a Escapade, por sua vez, agrega computador de bordo.

PEUGEOT HOGGAR ESCAPADE
Interior da Hoggar era o mesmo do hatch 207 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

No último ano de vida, modelo 2014, a Hoggar passou a dispor das versões Active e Allure, ambas com motor 1.4, uma vez que a Escapade já havia sido retirada de linha, levando junto o motor 1.6 16V.

Houve em muitos dos guias Melhor Compra, entre os usados, indicações para essa picape. Ela era barata, bem acabada e eficiente para o trabalho leve. E parece que os consumidores perceberam isso, pois ultimamente a procura por ela aumentou.

É difícil achar alguma com quilometragem baixa, mas seu preço ainda é interessante. A Hoggar tem suas qualidades. Mas olho vivo na manutenção, pois tende a ser mais cara que a média do segmento.

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Defeitos comuns na Peugeot Hoggar

Ruídos de suspensão dianteira – Causados por buchas e pivôs, esses ruídos são relativamente comuns. Embora incomodem, não são graves e são baratos de arrumar.

Coxins de motor e câmbio – Quando quebram, causam vibração excessiva do conjunto, o que também incomoda bastante. O problema é causado principalmente por impactos no solo. O conserto custa relativamente pouco.

Vazamento de óleo – Quando as gotas  de óleo aparecem no chão, verifique se o lubrificante não está saindo pelo sensor de temperatura do óleo, um defeito relatado em um bom número de unidades desse modelo e em outros Peugeot equipados com o motor 1.4.

Direção dura – Por causa desse problema, houve até recall, abrangendo também o vazamento de fluido hidráulico do sistema. Na hora da compra, verifique como está o comportamento da direção.

Vazamento de óleo da transmissão – Um problema que foi encontrado mesmo em carros com quilometragens baixas. A maior parte detectada nessas condições foi arrumada em garantia, mas mesmo assim fique atento.

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A voz do dono

Nome: Hamilton Pereira Vaz da Silva
Idade: 53 anos
Profissão: comerciante
Cidade: São Paulo (SP)

O que eu adoro: “É confortável e econômico, nem parece uma picape quando estamos nela. Capacidade de carga e tamanho de caçamba também me atendem muito bem e esse foi um dos principais motivos para a aquisição dela.”

O que eu odeio: “Quebrei o para-choque dianteiro. Somando tudo, capa, aplique e grade, era uma verdadeira fortuna. O farol também teve um pequeno trincado, e na concessionária custaria mais de R$ 6.000!”

Preços médios da Peugeot Hoggar (KBB Brasil)

Preço médio Hoggar
(Reprodução/Quatro Rodas)

Preço das peças da Peugeot Hoggar

Preco-pecas Peugeot Hoggar
(Reprodução/Quatro Rodas)

Nós Dissemos em Novembro de 2016

Peugeto Hoggar

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Novembro de 2016 – O fim da produção da picape já vinha sendo especulado há meses […] Nem o fato de ter uma das maiores caçambas da categoria e a boa capacidade de 742 quilos foram suficientes para melhorar o desempenho do modelo, que acabou sendo superado por Chevrolet Montana, Volkswagen Saveiro e a líder do segmento Fiat Strada.”

 

Pense também em um Ford Courier

Ford Courier
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Ford Courier  Baseada no Fiesta antigo, foi produzida entre 1997 e 2013, ou seja, teve vida muito longa. Em 2000 teve o facelift da linha Fiesta, quando ganhou o novo motor Zetec RoCam 1.6. Tem uma enorme caçamba, com capacidade de carga de 750 kg, muito alta para um carro de apenas 1.045 kg. Era ágil, econômica e robusta, tanto que durou o que durou.

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