Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Locadoras e frotas já são os maiores compradores de carros novos do Brasil

Comércio de carros usados e novos (por venda direta) é a categoria mais animada do mercado

Por Guilherme Fontana
10 out 2022, 10h57
Fiat Strada
Fiat Strada é líder nas vendas diretas (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Embora o varejo de veículos novos (considerando automóveis e comerciais leves, como picapes e furgões) tenha mostrado constante recuperação após dois anos desanimados pela pandemia, duas outras vertentes têm se destacado: as vendas diretas e as de carros usados.

Prova disso é que agosto foi o terceiro mês consecutivo em que as vendas diretas foram maiores do que as de varejo no Brasil.

As vendas diretas, vale lembrar, são aquelas consideradas corporativas, ou seja, negociadas diretamente pelas fabricantes com frotistas e locadoras, ou em concessionárias para taxistas, PcD, entre outros. O varejo inclui vendas comuns para pessoas físicas em concessionárias.

Em junho, 51,36% dos emplacamentos foram para vendas diretas. Em julho, a participação cresceu para 51,58%. O maior resultado veio em agosto, com 54,96% das 194.142 unidades emplacadas no período.

Locadoras respondem por boa parte das vendas diretas

Continua após a publicidade

O título de modelo mais vendido na modalidade direta fica para a Fiat Strada, com 9.866 unidades das 14.157 totais, seguida por Gol e HB20. No varejo, o Chevrolet Onix é o campeão de agosto, com 5.936 unidades das 9.821 totais. Em seguida estão o Hyundai Creta e a Fiat Strada.

A Fenabrave diz que o varejo está mais suscetível a oscilações e, por isso, pode perder para as diretas sem que existam motivos pontuais.

Entre os usados, o último mês de agosto marcou o melhor resultado do ano até o momento.

Continua após a publicidade

No total, foram negociados 1.316.272 veículos, uma alta de 10,95% em relação ao mês anterior, sendo 968.780 considerando automóveis e comerciais leves. Neste caso, o crescimento em comparação a julho foi ainda maior, de 11,19%, tendo como destaque os comerciais leves, que viram suas negociações crescerem 12,33% – de 131.434 para 147.642 unidades no período.

No mês recordista, o veículo que mais trocou de titularidade foi o Volkswagen Gol, com 71.753 unidades. Depois dele, nomes antigos como os Fiat Palio e Uno.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.