Honda HR-V alerta trocar o óleo após revisão? É erro da concessionária!
Alerta de revisão programada precisa ser reiniciado na concessionária após todas as revisões, mas cliente também pode fazer isso
Comprei um HR-V Advance 2023 Turbo e, depois de rodar apenas 1.000 km, após a primeira revisão, o aplicativo do carro já está me informando que eu tenho que trocar o óleo de novo – Francisco de Oliveira Filho, via e-mail
Na verdade, não se trata de um problema, mas sim de uma desatenção do técnico ao fazer a troca de óleo. A mecânica Luciana Félix diz que o Honda HR-V, em específico, não tem relatos de fuga de óleo oculta. “Acredito fortemente que tenha sido uma falta de reset quando você realizou a manutenção preventiva”, responde.
É a mesma resposta dada pela montadora. De acordo com a Honda Automóveis do Brasil, “o mais provável é que, na ocasião da revisão, o sistema de monitoramento de troca de óleo não tenha sido resetado. Dessa forma, o sistema de monitoramento do óleo gerou o alerta citado”.
Mas, afinal, o que é o reset? Seu carro tem um sistema programado que te avisa com base na quilometragem quando é necessário fazer a troca do óleo ou fazer as revisões programadas. Porém, quando levamos o carro ao mecânico ou concessionária para realizarem o serviço, é necessário que o sistema do carro seja reiniciado, para que ele possa voltar a fazer a contagem certa.
Se o reset não for feito, o sistema do carro interpreta que não houve troca de óleo. Com isso, ele continuará indicando que está na hora de fazer a revisão.
Apesar de assustar, esse não é um problema sério e não é necessário fazer uma nova troca do óleo. “E isso não traz nenhum dano inicialmente ao motor. No entanto, você não terá a quilometragem correta para a próxima troca de óleo”, explica Luciana Félix.
De acordo com a Honda, fazer o reset é fácil e todo o processo consta no Manual do Proprietário. Entretanto, se preferir, também é possível procurar uma concessionária da rede autorizada para realizar o procedimento.