Ford Ranger V6 tem falha em bomba de combustível e marca culpa o biodiesel
Defeito na bomba Bosch CP4.2 contamina diesel com limalha metálica; Ford emitiu comunicado de possível falha em 35.989 carros no Brasil

Responsável por levar o diesel em alta pressão para os injetores do motor V6 3.0, a bomba de combustível de alta pressão Bosch HPFP CP4.2 vem sendo motivo de dor de cabeça para proprietários de Ford Ranger modelos 2024 a 2026.
Há diversos relatos, no site Reclame Aqui, de substituições recorrentes da peça, que se tornou alvo de uma campanha para a rede de concessionárias, a 25P19, comunicada em 13 de agosto, durante nossa apuração.
O boletim abrange 35.988 unidades equipadas com motores produzidos de 24 de outubro de 2022 até 4 de abril de 2025. O que a fabricante determina é a inspeção e, se necessário, a substituição da bomba de combustível CP4.2, sua junta e os seis bicos injetores, sem nenhuma cobrança do cliente, caso o veículo apresente os códigos de falha (DTC) P0087 e P0088 no módulo PCM.

O motivo seria a contaminação do diesel por limalhas metálicas causadas pelo desgaste de alguns componentes internos da bomba de combustível “proveniente da composição química do combustível utilizado (biodiesel)”, diz o comunicado. A Ranger acusa o defeito com a luz de mau funcionamento do motor (MIL) no quadro de instrumentos.
O serviço de substituição das peças e descontaminação de tanque e linha de combustível dura 7h35, de acordo com a Ford. As reclamações anteriores, porém, relatam demora para a chegada da bomba de combustível nas concessionárias.

Os defeitos ainda levaram ao surgimento de uma oferta, no mercado paralelo, de filtros para a limalha, que foram adaptados à linha de diesel. Isso, porém, não é homologado pela Ford. O que as oficinas da fabricante vêm sugerindo é o uso regular de aditivo misturado ao diesel.
Questionada, a resposta da Ford foi a seguinte: “A Ford está atenta aos desafios enfrentados pela indústria automotiva no Brasil – como as recentes alterações na legislação, com aumento progressivo do teor de biodiesel no diesel – que podem afetar diversas marcas do mercado. Nesse sentido, monitoramos constantemente a frota circulante no país e atuamos proativamente na solução de qualquer questão em campo, prezando pela segurança, qualidade e satisfação de nossos clientes”.

O povo reclama
“A caminhonete acendeu a luz da injeção e o motor apagou a 110 km/h. Após 50 dias aguardando o conserto, aconteceu de novo. É inaceitável um veículo de R$ 300.000 com a mesma falha em tão pouco tempo. Estou desapontado.”
Relato editado do proprietário de um Ford Ranger 2024, de Belo Horizonte (MG), no site Reclame Aqui
“Pela terceira vez, levo minha Ranger V6 Limited Plus 2024 à concessionária para resolver o problema. O veículo tem só 27.000 km, com revisões feitas dentro do prazo. Até hoje não resolveram. Um desrespeito.”
Relato editado de um proprietário de Teófilo Otoni (MG), no Reclame Aqui
“O veículo apresentou problemas em plena rodovia, parando imediatamente. Quase não chego ao acostamento. E estou há mais de duas semanas sem carro por falta de peças.”
Relato editado do proprietário de um Ford Ranger 2024, de Goiânia (GO), no site Reclame Aqui