Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Falhas no motor da S10

Donos relatam falhas e apagão do motor da picape da GM, que as autorizadas atribuem sempre a combustível adulterado

Por Waldez Carmo Amorim Atualizado em 22 abr 2021, 17h20 - Publicado em 11 set 2014, 23h31

auto-defesa auto-defesa

O comerciante André Pellizzetti, de Cascavel (PR), é dono de uma S10 LT 2.8 diesel 2012. A picape não tem dado muitas alegrias ao dono: já apresentou falhas de funcionamento e o motor apaga com frequência. Quando vai à concessionária em busca de solução, Pellizzetti ouve que a culpa é do combustível adulterado. Só há um probleminha: André abastece sempre no posto de combustível do seu pai e só com diesel aditivado. “Numa viagem, o motor apagou várias vezes, algumas quando reduzia para passar numa lombada, outras a 100 km/h. A luz amarela acendia no painel e aparecia a mensagem ‘Potência do motor reduzida’ ou ‘Baixa pressão do óleo’. Foram tantas paradas que demorei 9 horas para rodar 500 km”, diz.

O caso de André é só um entre 12 que encontramos, todos com o mesmo perfil: perda de potência, falhas de funcionamento e apagões do motor 2.8 diesel da Chevrolet S10 nas linhas 2012 e 2013. “Estava dirigindo quando apareceu a mensagem ‘Potência do motor reduzida’ e o acelerador parou de funcionar. Desliguei e liguei o motor, que voltou a funcionar, mas a luz amarela permaneceu acesa”, disse o advogado mineiro Lucas Gonçalves de Brito. “Deixei o carro para testes quase dois meses na autorizada, que não encontra o problema. Já conversei com vários donos de S10 que têm as mesmas falhas, que nunca são resolvidas. E a resposta que ouvimos é que se trata de combustível adulterado, mesmo quando trocamos o posto de combustível.”

Há casos em que parte do motor precisa ser trocada, como conta o agropecuarista Domingos Perpetuo, de Jandaia do Sul (PR). “Aos 20 000 km, minha S10 começou a falhar até que tive de levá-la à autorizada para trocar a parte de baixo do motor. Ficou parada quase dois meses por falta de peças”, disse. “Após 4 500 km, ela voltou a falhar e precisaram trocar o motor de novo. Meu carro hoje tem 40 000 km e está no terceiro motor.”

O POVO RECLAMA

“Meu carro sempre apresenta falhas e falta de potência, principalmente nas ultrapassagens.” – Rodrigo Leite, representante comercial, Londrina (PR)

Continua após a publicidade

“Ao reduzir para passar em uma lombada, o motor apagou e acendeu a luz amarela no painel. Depois disso o motor apagava sempre, mesmo a 100 km/h.” – Lucas de Brito, advogado, Belo Horizonte (MG)

RESPOSTA

Consultada sobre o assunto, a GM do Brasil explicou que, para poder dar andamento aos casos apresentados, seria necessário que antes todos eles estivessem registrados no Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa.

CONTE-NOS SEU PROBLEMA

Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados? Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br

Continua após a publicidade

Publicidade