Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Falhas no motor da S10

Donos relatam falhas e apagão do motor da picape da GM, que as autorizadas atribuem sempre a combustível adulterado

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 22 abr 2021, 17h20 - Publicado em 11 set 2014, 23h31

auto-defesa auto-defesa

O comerciante André Pellizzetti, de Cascavel (PR), é dono de uma S10 LT 2.8 diesel 2012. A picape não tem dado muitas alegrias ao dono: já apresentou falhas de funcionamento e o motor apaga com frequência. Quando vai à concessionária em busca de solução, Pellizzetti ouve que a culpa é do combustível adulterado. Só há um probleminha: André abastece sempre no posto de combustível do seu pai e só com diesel aditivado. “Numa viagem, o motor apagou várias vezes, algumas quando reduzia para passar numa lombada, outras a 100 km/h. A luz amarela acendia no painel e aparecia a mensagem ‘Potência do motor reduzida’ ou ‘Baixa pressão do óleo’. Foram tantas paradas que demorei 9 horas para rodar 500 km”, diz.

O caso de André é só um entre 12 que encontramos, todos com o mesmo perfil: perda de potência, falhas de funcionamento e apagões do motor 2.8 diesel da Chevrolet S10 nas linhas 2012 e 2013. “Estava dirigindo quando apareceu a mensagem ‘Potência do motor reduzida’ e o acelerador parou de funcionar. Desliguei e liguei o motor, que voltou a funcionar, mas a luz amarela permaneceu acesa”, disse o advogado mineiro Lucas Gonçalves de Brito. “Deixei o carro para testes quase dois meses na autorizada, que não encontra o problema. Já conversei com vários donos de S10 que têm as mesmas falhas, que nunca são resolvidas. E a resposta que ouvimos é que se trata de combustível adulterado, mesmo quando trocamos o posto de combustível.”

Há casos em que parte do motor precisa ser trocada, como conta o agropecuarista Domingos Perpetuo, de Jandaia do Sul (PR). “Aos 20 000 km, minha S10 começou a falhar até que tive de levá-la à autorizada para trocar a parte de baixo do motor. Ficou parada quase dois meses por falta de peças”, disse. “Após 4 500 km, ela voltou a falhar e precisaram trocar o motor de novo. Meu carro hoje tem 40 000 km e está no terceiro motor.”

O POVO RECLAMA

“Meu carro sempre apresenta falhas e falta de potência, principalmente nas ultrapassagens.” – Rodrigo Leite, representante comercial, Londrina (PR)

Continua após a publicidade

“Ao reduzir para passar em uma lombada, o motor apagou e acendeu a luz amarela no painel. Depois disso o motor apagava sempre, mesmo a 100 km/h.” – Lucas de Brito, advogado, Belo Horizonte (MG)

RESPOSTA

Consultada sobre o assunto, a GM do Brasil explicou que, para poder dar andamento aos casos apresentados, seria necessário que antes todos eles estivessem registrados no Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa.

CONTE-NOS SEU PROBLEMA

Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados? Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.