Clique e assine por apenas 8,90/mês

Espelho ponto cego veicular convexo

Uma maneira simples e barata para reduzir os pontos cegos do retrovisor original do carro

Por Fernando Garcia | Foto: Marco de Bari - Atualizado em 9 nov 2016, 14h43 - Publicado em 16 out 2015, 15h01
teste-de-produtos

Quem nunca foi mudar de faixa e viu surgir do nada uma moto logo atrás? Os carros mais modernos já têm sistemas de alerta (via radar) que avisam por uma luz piscante no retrovisor ou na coluna quando há um veículo fora do campo de visão do motorista. Agora, há no mercado um recurso bem mais barato e que serve em qualquer automóvel: o Espelho Ponto Cego Veicular Convexo.

É um segundo retrovisor que cobre os ângulos que escapam do espelho original. A vantagem está na sua posição, na parte interna da coluna: assim não acumula água, que atrapalha a visibilidade, não fura a lataria e reduz o risco de vandalismo ou roubo, por ficar dentro do veículo.

Com 8,4 cm de diâmetro, o espelho é compatível com a maioria dos veículos, mas o fabricante alerta que deve ser usado como complemento ao retrovisor externo, não substituto. Ele também ajuda quem dirige veículos antigos que não têm espelho externo do lado direito, já que pode ser colocado na outra coluna também.

Durante a instalação, seu manual de instruções se mostrou claro e informativo, com várias ilustrações. Ele recomenda limpar a área com álcool, aplicar o primer (ambos acompanham o kit), alinhá-lo na altura do retrovisor externo ou acima, conforme a disponibilidade de espaço. Depois é só tirar a fita do adesivo que há no suporte e colar no lugar escolhido. Para garantir melhor fixação, recomenda-se pressionar por 30 segundos.

Continua após a publicidade

Com o produto colocado em um Honda Civic 1996, dirigimos por ruas com várias situações de trânsito (bifurcações, entroncamento oblíquo, confluências, etc.) para avaliar diversas variações de pontos cegos. Numa delas, numa tarde chuvosa, o sedã seguia na faixa da direita e avistamos uma moto à esquerda pelo convexo que não aparecia no convencional. Em outra ocasião, surgiu de repente, costurando pelo trânsito, uma bicicleta que só foi vista pelo acessório.

Por apenas R$ 31,90, o equipamento revelou-se útil para melhorar a segurança, especialmente em dias de chuva. Com uma ressalva: se ele fosse um pouco maior, garantiria a visibilidade ideal.

CUMPRE O QUE PROMETE? SIM!

AVALIAÇÃO

Continua após a publicidade

ESPELHO PONTO CEGO VEICULAR CONVEXO

Nota: 8,5

Prático de usar na maioria dos veículos, complementa o campo de visão do retrovisor original, melhorando a segurança.

Preço médio: R$ 31,90

Continua após a publicidade

Compre: espelhoconvexo.com

VEJA MAIS– Teste de produto: recarregador de bateria EZ Charger– Teste de produto: compressor de ar BellAire– Teste de produto: repelente de água Glaco Zero

Publicidade