É possível trancar as portas com a chave dentro de carros novos?

Fizemos o teste e mostramos no vídeo. Veja como a eletrônica praticamente elimina a possibilidade de isso acontecer em veículos modernos

Chave Presencial Nissan Livina A Nissan Livina foi um dos primeiros modelos populares a oferecer chave presencial

A Nissan Livina foi um dos primeiros modelos populares a oferecer chave presencial (Marco de Bari/Quatro Rodas)

A chave presencial está chegando aos modelos de entrada. Ainda não se popularizou, mas já dá para chamar de dispositivo fácil de encontrar entre veículos novos.

Essa chave especial permite ao motorista abrir o carro e ligar o motor sem precisar tirá-la do bolso.

Para que isso ocorra, os veículos dotados do equipamento geralmente contam com uma série de antenas nas portas e porta-malas, que detectam a proximidade da chave e permitem que o veículo seja destrancado.

Graças a esses detectores, basta estender a mão para abrir a maçaneta e o veículo faz o destravamento dos trincos. Ou o contrário, por meio de um toque em botão ou determinada área do puxar e travar.

Essa comodidade possibilita, por exemplo, que o motorista não precise ficar “caçando” a chave dentro da bolsa, algo que influencia até na segurança: com a chave presencial, basta ir diretamente ao carro e puxar a maçaneta, gastando o menor tempo possível fora do veículo.

Mas muita gente ainda tem receio do equipamento. Entre as dúvidas está no medo do carro desligar caso a chave se afaste do veículo – situação que poderia acontecer ao entregar o automóvel para um manobrista, por exemplo.

 

Uma série de antenas ao redor do carro detectam a presença da chave

Uma série de antenas ao redor do carro detectam a presença da chave (Bosch/Divulgação)

Outro receio é de que a chave possa ser trancada dentro da própria cabine. Para evitar isso, no entanto, as mesmas antenas usadas para detectar a presença da chave são usadas para impedir que o comando da maçaneta tranque o veículo.

Mas será que não dá para enganar esse sistema? Para descobrir, QUATRO RODAS fez alguns testes com o novo Audi Q5 – mas que são válidos para boa parte dos veículos equipamentos com chave presencial.

Confira:

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s