É possível converter um carro híbrido plug-in a gasolina para flex?
A transformação é complexa e pode não valer a pena tanto pelo custo quanto pelas opções de modelos híbridos flex que já temos e que teremos no Brasil
É possível converter um carro híbrido plug-in a gasolina para flex híbrido plug-in? Valeria a pena? Maurício Silveira Leite, Cotia (SP)
Trata-se de uma mudança muito complexa, de acordo com o engenheiro Erwin Franieck, da SAE Brasil. “O mapeamento das variantes de misturas de combustíveis com os efeitos de eletrificação, principalmente na fase fria, demandam muito trabalho de calibração e mapas flex para diferenciar um do outro”, afirma.
Segundo Erwin, adaptações que surgiram no início dos anos 2000, para transformar carros a gasolina em flex, já eram uma adequação que somente alguns carros aceitaram. Porém, os projetos mais novos e sofisticados, com sistema de injeção direta, turbo, comandos variáveis e transmissão automática, não toleram essas modificações.
Durante o Fórum Direções, promovido por QUATRO RODAS na última terça-feira (20) foi discutida a importância do lançamento de modelos híbridos flex no Brasil e as principais marcas já garantem o desenvolvimento dessa tecnologia. Inclusive já temos modelos da Toyota e Caoa Chery com motorização híbrida flex a venda no Brasil.