Donos de Fiat Fastback passam apuros com pneus rasgados
Donos de Fiat Fastback não entendem por que os pneus de seus carros cortam e estouram em locais onde outros passam sem problemas
“Gente, em todos os grupos e comunidades de Fastback tem depoimento de pneus rasgando e estourando com muita frequência. Será uma mancada esse perfil baixo nesse cupê?” Essa postagem no Instagram reflete bem o problema que donos de Fiat Fastback enfrentam.
É o caso da gerente de projetos Emanuela Rodrigues Senhor, de Barueri (SP), dona de um Fastback Audace 2023 com pneus Pirelli Cinturato P4 205/50 R17. “O pneu cortou ao passar por um desgaste na pista onde os carros passam diariamente e nada acontece, afinal não tem como desviar. Na concessionária disseram para eu procurar uma loja da Pirelli, mas acabaram trocando como cortesia”, diz Emanuela.
Ficar atento à calibragem correta não evita os problemas, como conta a esteticista Daniela Cristina Fazio Pecht, de Indaiatuba (SP), dona de um Audace 2024 equipado com os mesmos pneus Pirelli (a Fiat também usa pneus da marca Continental).
“Pouco mais de uma hora após retirar o carro da concessionária apareceu o aviso de pressão dos pneus, apontando o pneu traseiro direito, que estava com 34 psi. Então, calibrei com 35 libras (o manual recomenda entre 34 e 36 libras) e fui trabalhar”, diz Daniela.
“Ao pegar o carro para ir embora, após poucos quilômetros sem aviso no painel, a mensagem apareceu e ouvi um estouro. Então percebi que o pneu não estava na roda. Na concessionária se limitaram a dizer que uma ‘tachinha’ na estrada fez o pneu estourar, que a garantia não cobria e apresentaram um orçamento de mais de R$ 4.500. Depois de 15 dias de espera, trocaram o pneu em cortesia e a proteção do para-lama paguei R$ 390 para colocarem uma nova”, conta Daniela.
O problema não ocorre somente com os Pirelli. O diretor de tecnologia Jonathan de Siqueira, de Santo André (SP), dono de um Fastback Impetus 2023 com pneus Continental PremiumContact 6 215/45 R18 disse que: “Após rasgar dois pneus usando o carro no dia a dia, sendo um deles aos 160 quilômetros rodados, decidi trocar de marca (Michelin) e o problema parou de acontecer”.
Procurada, a Fiat desconversou. Disse que tomou conhecimento dos casos pela reportagem. E que as reclamações analisadas não guardam relação entre si, sendo que em dois relatos os veículos não estavam equipados com pneus originais.
O povo reclama
“Gastei mais de R$ 5.000 nos quatro pneus Continental PremiumContact 6 215/45 R18 que cortaram onde vários amigos passam diariamente.”
Marcelo Vale, corretor de imóveis, Araxá (MG), dono de um Fastback Impetus 2023
“O pneu do meu carro estourou na rodovia e o do carro da minha sogra também, com apenas 1.500 km rodados.”
Relato retirado e editado do Facebook
“Na SC114 tive dois pneus danificados ao mesmo tempo! Prejuízo deR$ 1.060 cada pneu, mais reboque e dois dias para os pneus chegarem.”
Relato retirado e editado do Facebook