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Donos de Chevrolet Tracker relatam casos de falhas graves nos freios

Donos de Chevrolet Tracker reclamam da falta de eficiência e de problemas com o sistema de freios que equipa o SUV

Por Waldez Carmo Amorim
15 ago 2023, 18h15

Donos de Chevrolet Tracker andam ressabiados com os freios de seus SUVs. O advogado Névio Pegoraro, de Sinop (MT), dono de um Tracker Premier 1.2 2022, descreve bem a sensação. “Ocorre quando preciso retornar para a faixa depois de realizar uma ultrapassagem”, conta. Segundo ele, a desaceleração, na volta à faixa, não é suficiente para concluir a manobra com segurança. “Por duas vezes, tive de ir para o acostamento para não bater na traseira do outro veículo”, explica.

Situação semelhante viveu o técnico de informática Leandro Boldrini, de Curitiba (PR), dono de um Tracker Premier 1.2 2022. “Em uma viagem, com minha esposa e meu filho, estava chovendo e eu quase entrei na traseira de um caminhão”, conta. “O carro simplesmente não freia, é preciso fazer uma pressão absurda nos freios”, diz Leandro, que declarou a intenção de realizar melhorias nos freios do seu carro, em uma oficina independente.

Chevrolet Tracker, o SUV campeão de vendas no Brasil.
Chevrolet Tracker, o SUV campeão de vendas no Brasil. (Fernando Pires/Quatro Rodas)

As queixas dos motoristas não são apenas em relação às respostas do sistema de freios, mas também no que diz respeito aos ruídos, o que também é fonte de preocupação. “Levei meu carro mais de quatro vezes à concessionária para resolverem o problema com as lonas, mas eles apenas fazem ajustes”, afirma o analista de vendas Jonatas Franzini Marciano, de Vinhedo (SP), dono de um Tracker 1.0 turbo LT 2021, que nunca conseguiu consertar o barulho nos freios traseiros do carro.

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No comunicado que a montadora emitiu em 8 de abril de 2022, a IT-013G-22, Freio traseiro – Auxílio ao diagnóstico, é recomendada a substituição do tambor de freio, nos casos de reclamação de ruído ao acionar o freio de serviço levemente nos Tracker e Onix 2020 a 2022 dos chassis final LG100299 até NG159365 e modelos 2021 a 2022 dos chassis final LB900022 até NB129554.

A GM diz que não existem registros de atendimento dos motoristas citados nesta reportagem, em sua central de relacionamento com os clientes Chevrolet. A exceção é o Jonatas Franzini Marciano, que foi atendido e seu carro estava em perfeitas condições de uso.

O Povo Reclama

“Meu carro com 37.000 quilômetros rodados ficou sem freio durante uma viagem e, quando levei ao mecânico, as lonas haviam acabado.”

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Luiz Carlos Siqueira, aposentado, Curitiba (PR), dono de um Tracker 1.0 turbo 2022

“Não sei precisar quantas vezes ocorreu, mas tem momentos em que parece que o freio some. Algumas vezes eu pisei no freio e ele parece fraco, parece que o carro não vai parar.”

André Luís Santos Neves, oficial estadual de trânsito, Ourinhos (SP), dono de um Tracker 1.0 turbo 2022

“Troquei as pastilhas com 24.000 quilômetros e já estavam ferro com ferro. Agora, com 31.000 quilômetros, já estão ruins.

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Jhonatan Henrique da Silva, programador, Jaraguá do Sul (SC), dono de um Tracker Premier 1.2 2021

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