Disney dos carros: autódromos abertos para motoristas comuns

Quatro circuitos que são verdadeiros parques de diversão para quem gosta de dirigir. E nem precisa ser piloto para se divertir

geral Em Spa, você pode escolher um destes oito carros para acelerar

Em Spa, você pode escolher um destes oito carros para acelerar  (/)

Dez entre dez aficionados por carro sonham em pilotar um esportivo ou até um hatch do dia a dia em um circuito internacional. Lá fora é possível pilotar um monoposto em uma pista oficial da Fórmula 1, andar em um Corvette V8 de 505 cv por US$ 99 e até dirigir um carro de drifting à noite de frente para uma luxuosa marina cheia de iates de bilionários árabes. Essas e outras experiências ímpares e inesquecíveis podem ser vividas nas suas próximas férias. Selecionamos quatro circuitos, sendo dois da F-1, que valem a viagem e, principalmente, a acelerada.

 

ABU DHABI

673-disney-02.jpeg Nos Emirados Árabes, pode-se pilotar um mini-Le Mans por US$ 331 ou um Mercedes AMG por US$ 150

Nos Emirados Árabes, pode-se pilotar um mini-Le Mans por US$ 331 ou um Mercedes AMG por US$ 150  (/)

O circuito de Yas Marina é a pista oficial do GP de Abu Dhabi da F-1. Localizado nos Emirados Árabes, é considerado um dos mais bonitos da categoria e o tecnologicamente mais avançado. Construído em uma área de 25,5 km2, em torno de uma bonita marina, o local mistura o tradicional estilo árabe à mais moderna arquitetura ocidental.

A pista tem 5 554 metros de extensão e conta com uma série de curvas de baixa e média velocidade, além de duas retas longas, o que exige uma combinação de controle, consistência e precisão do piloto.

673-circuito-yas.jpg Yas Marina, em Abu Dhabi

Yas Marina, em Abu Dhabi  (/)

A partir de US$ 165 já é possível correr no circuito à noite com o próprio automóvel por 4 horas. Para quem quiser sentir a emoção de um piloto profissional, é possível comandar um fórmula com motor V6 3.0 de 300 cv, um carro de corrida ao estilo das 24 Horas de Le Mans ou até um Camaro SS V8 de 400 cv.

Formula Yas – Após vestir-se como um piloto de corrida, com capacete e macacão, você poderá acelerar um fórmula com motor V6 de 3 000 cm3. US$ 442.

Drag Racing – Sua adrenalina vai aumentar ao passar de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos no Camaro SS, com motor V8 de 400 cv. US$ 179.

SST Radical Racing – Já pensou em dirigir um carro que aguenta até 24 horas na pista? Em Abu Dhabi você pode experimentar. US$ 331.

Serviço – Para quem é fã de automobilismo, o Yas Marina oferece 11 experiências ao volante, além de um curso de pilotagem profissional. yasmarinacircuit.com

 

SPA FRANCORCHAMPS

spa_01.jpeg A lendária curva Eau Rouge é feita a quase 300 km/h

A lendária curva Eau Rouge é feita a quase 300 km/h  (/)

A pista de Spa-Francorchamps, na Bélgica, também é um autódromo oficial da Fórmula 1. Mas acima de tudo é um dos preferidos dos pilotos, por ser um dos mais rápidos do mundo. O layout da pista permite que mais de 70% do traçado seja percorrido em aceleração total. A famosa curva Eau Rouge pode ser contornada a quase 300 km/h. É também o circuito com a maior diferença de altitude entre a zona mais baixa e a zona mais alta e o que possui o maior trecho em declive, uma reta descendente de 2,5 km.

673-circuito-spa.jpg Spa Francorchamps, na Bélgica

Spa Francorchamps, na Bélgica  (/)

Se ficou com água na boca, já pode fazer as malas. Os track days são abertos ao público, basta alugar um carro numa das locadoras da região. Estão disponíveis desde Clio RS por 499 euros até um McLaren MP4-12C por 3 995 euros. Se a ideia é aprender técnicas de pilotagem, Spa disponibiliza cursos de um ou dois dias, em um Lotus Exige 240S de 240 cv.

Track Day – A pista fica liberada para quem quer ir com o próprio carro ou um alugado. O preço inicial é de 100 euros por 25 minutos ou 290 euros por 1 hora. Se quiser levar um acompanhante, ele paga 20 euros – se for dirigir, 40 euros.

Pilotagem – O curso é ministrado em um ou dois dias em um Lotus Exige e custa entre 1 895 e 2 295 euros.

Tour – O circuito oferece um passeio de 3 horas pelos arredores de Spa, também com um Exige.

Serviço – A RSR Spa é a única que oferece curso de pilotagem. Também faz aluguel de esportivos. rsrspa.com

 

NÜRBURGRING NORDSCHLEIFE

1_luftaufnahme_nordschleife_copyright_by_robert_kah_-_imagetrust.jpeg Em Nürburgring, qualquer um pode alugar ou levar o próprio carro para o meio da floresta

Em Nürburgring, qualquer um pode alugar ou levar o próprio carro para o meio da floresta  (/)

Essa pista é a maior, mais perigosa e mais desafiadora do mundo, segundo seus frequentadores. E é por isso que é tão cultuada pelos amantes de velocidade. Também é conhecida como Inferno Verde, por seu circuito traiçoeiro que permeia um floresta com poucas áreas de escape. Por ter quase 21 km de extensão, o socorro em um acidente é demorado. Aliás, acidente é o que não falta no histórico do autódromo. Nürburgring Nordschleife (anel norte) foi utilizado pela F-1 de 1951 até 1976 e, por falta de segurança (os carros literalmente voavam nas curvas), a categoria migrou para o anel sul do circuito, com 5 148 km, e para Hockenheim, com 4 574 km, a 210 km de Nürburgring.

673-circuito-nur.jpg Nürburgring Nordschleife, na Alemanha

Nürburgring Nordschleife, na Alemanha  (/)

O Nordschleife continua aberto, seu acesso é fácil e qualquer pessoa que chegue motorizada dentro dos dias e horários permitidos e pague a taxa de 27 euros por volta tem entrada livre – sem pré-requisitos ou briefing.

Taxi Rides – As empresas de locação oferecem voltas rápidas dirigidas por pilotos. Nesse pacote, um BMW M5 sai por cerca de 225 euros com até três passageiros.

Pilotagem – Com o investimento de 395 euros, você tem o privilégio de acelerar um monoposto numa pista da F-1. Trata-se de uma aula para iniciantes de 3h30 de duração, com direito a parte teórica e prática, mais 20 minutos de pilotagem. Há também a opção de curso profissional com duração de um dia e meio, ao custo de 1 990 euros.

Serviço – Os track days estão abertos tanto em Nordschleife quanto no anel sul, circuito oficial das provas da F-1. No site do autódromo, é possível alugar os carros para acelerar. nuerburgring.de

 

LAS VEGAS

673-disney-10.jpeg O Corvette é o esportivo mais acessível: US$ 100

O Corvette é o esportivo mais acessível: US$ 100  (/)

O Las Vegas Motor Speedway não é um autódromo oficial da F-1, mas ninguém liga. Aqui há a possibilidade de pilotar a maioria dos carros dos seus sonhos por um preço camarada. A partir de US$ 100, acelera-se um Corvette Z06 de 505 cv nos seus 2,4 km de extensão. O mais caro é o Lamborghini Aventador, de 700 cv, que sai por US$ 500. O autódromo tem parceria com algumas empresas especializadas em experiências ao volante. Como a Dream Racing e a Exotics Racing, que oferecem superesportivos para track day.

673-circuito-vegas.jpg Motor Speedway, em Las Vegas

Motor Speedway, em Las Vegas  (/)

Mas também é possível pilotar um stock car da Nascar com 600 cv de potência e ainda ter a opção de ir de carona com pilotos profissionais em alta velocidade por três voltas.

E que tal acelerar de 0 a 130 km/h em 10 segundos? A bordo de um dragster você pode viver essa aventura, além da opção de disputar uma corrida de arrancada a bordo de um Camaro.

Drag Racing – Existem três pacotes: o individual, o duplo e a arrancada com o Camaro, que saem por respectivamente US$ 349, US$ 149 e US$ 399. A experiências acontecem em um trecho da pista de 400 metros de extensão.

Nascar – Oito voltas num Nascar saem por US$ 449. Por US$ 99, você anda com um piloto profissional.

Jovens – Os adolescentes de 12 a 16 anos podem dirigir carros de corrida, mas com potência mais modesta: 132 cv.

Serviço – Em Las Vegas, a variedade à disposição do cliente é grande: carros comuns, superesportivos, dragsters e até stock cars. lvms.com

 

AUTOESCOLA DE MARCA

Audi, BMW, Mercedes e Mitsubishi oferecem cursos de pilotagem exclusivos em pistas próprias localizadas na Alemanha, Inglaterra e até no Brasil

673-disney-16.jpeg Curso da Mitsubishi é feito em Lancer Evo preparados para competir

Curso da Mitsubishi é feito em Lancer Evo preparados para competir  (/)

As alemãs Audi, BMW e Mercedes-Benz investem pesado em cursos de pilotagem exclusivos como forma de fidelizar seus clientes. Todas elas possuem um autódromo próprio, mas também oferecem as atividades em outros circuitos. Em comum, todas proporcionam a possibilidade de pilotar seus modelos mais potentes – e há até a oportunidade de participar de cursos off-road nas versões 4×4. A Audi e a BMW contam ainda com tours nos arredores da pista. Já a Mitsubishi tem um circuito no Brasil, que dispõe de um curso para quem pretende se tornar piloto profissional.

 

AUDI

O circuito fica ao sul da Alemanha, na cidade de Neuburg an der Donau. Informações: bit.ly/1Kie7Vx

Compact training – 430 euros. Duração: 1 dia / Modelos: S5 Sportback, R8 5.2 FSI e um SUV da linha Q / Programa: o aluno terá lições de direção em três tipos de carro (sedã, cupê e SUV).

R8 basic experience – 370 euros. Duração: 1/2 dia  / Modelo: R8 5.2 FSI / Programa: experimente as suas habilidades de direção no esportivo.

Racetrack experience – 1 350 euros. Duração: 1 dia / Modelo: R8 5.2 FSI / Programa: apresenta as principais técnicas de pilotagem

 

BMW

Em Maisach, na Alemanha, fica localizada a academia de pilotagem da marca. Informações: bit.ly/1gBafHg

BMW i meets BMW M – 450 euros. Duração: 1/2 dia / Modelos: BMW i8 e M6 / Programa: o aluno terá a oportunidade de treinar manobras e frenagem com os dois principais lançamentos da marca.

BMW M Drift Experience – 399 euros. Duração: 1/2 dia / Modelos: M4 Coupe / Programa: o foco é aperfeiçoar a habilidade em curva e ensinar a fazer drifts.

 

MERCEDES-BENZ

Chamado de Mercedes-Benz World, sua pista própria encontra-se em Brooklands, Inglaterra Informações: bit.ly/1Nroycg

AMG Experience – 1 495 euros. Duração: 1/2 dia / Modelos: C 63 AMG, SLS AMG e AMG GT / Programa: é uma oportunidade para experimentar o desempenho de toda a linha AMG na segurança de um circuito.

Best of Both Track X Off-Road – 155 euros. Duração: 1 hora / Modelos: linha AMG e Classe ML / Programa: o aluno poderá comparar na pista a experiência de pilotar um AMG com a de um off-road da marca.

 

MITSUBISHI

O programa Mitsubishi Drive Club acontece no Velo Città, em Mogi Guaçu (SP). Informações: bit.ly/1DLd43s

Lancer Experience – R$ 2 640. Duração: 1 dia / Modelo: Lancer Evo John Easton / Programa: o participante os fundamentos de acelerar, frear e fazer curvas.

Premium Racing School – R$ 11 880. Duração: 2 dias / Modelos: Lancer Evolution X e Lancer R / Programa: curso técnico que garante a carteira de piloto profissional ao final.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s