Clique e assine por apenas 8,90/mês

Autodefesa: desgaste no volante do Nissan Versa

Proprietários de Versa reclamam de volante que descasca com pouco tempo de uso. Nissan culpa problema na hora da limpeza

Por Waldez Carmo Amorim - Atualizado em 2 jan 2017, 17h47 - Publicado em 15 abr 2016, 11h33

Autodefesa: Nissan Versa

Vendedores de carros usados costumam checar o estado geral do volante para determinar a real quilometragem, como alternativa a hodômetros adulterados. Mas no caso do Nissan Versa, alguns teriam um trabalho maior. Proprietários do sedã estão relatando casos de volantes que chegam a descascar com pouco tempo de uso.

Além dos sete proprietários que entrevistamos, encontramos mais de 20 relatos semelhantes no site Reclame Aqui, além de outros em fóruns de donos de Nissan. “Meu volante começou a descascar com 30.000 km”, conta o empresário Rodrigo de Vasconcelos, de Natal (RN), proprietário de um Versa 2012. “Era tão evidente que a concessionária resolveu trocá-lo na hora.”

Mas nem sempre o motorista tem a sorte de Rodrigo: em geral, as autorizadas se recusam a substituir a peça, alegando algum tipo de mau uso. “Meu carro tem quatro anos e 72.000 km rodados, mas ele começou a descamar logo que o comprei. Achei que era por causa da minha aliança. Mas com o tempo o problema aumentou: hoje, metade dele está sem a cobertura externa”, explica Danilo Nagy Casarim, de Santana de Parnaíba (SP), proprietário de um Nissan Versa 2011.  “A concessionária alegou que a causa era o suor ácido das mãos e não quis nem analisar meu caso”, afirma.

Continua após a publicidade

Autodefesa: Nissan Versa

Às vezes, a situação é tão grave que afeta até mesmo a estrutura do volante. O engenheiro civil Thiago Vicente Lima, do Rio de Janeiro (RJ), é dono de um Versa 2012 e diz que a avaria surgiu dois anos após a compra. “Além da superfície que ficou totalmente corroída, no lado direito, a borracha se soltou e deixou agora uma parte oca no volante.”

Consultada, a Nissan do Brasil diz que analisou alguns volantes de Versa com reclamação de descascamento e “constatou a presença de produtos químicos, solventes ou abrasivos geralmente utilizados na limpeza interna dos veículos, o que não é indicado pelo manual de garantia da Nissan”.

O POVO RECLAMA

Continua após a publicidade

“Quem dirige mais o nosso carro é minha esposa. Então, quando o volante começou a descascar, perguntei se ela estava raspando um anel ou usando um hidratante diferente para as mãos. Ela negou. Só depois eu vi que há várias reclamações em fóruns da Nissan.” – Matias Razzo, Limeira (SP), arquiteto, dono de um Versa 2011.

“Apesar de o carro não ter nem quatro anos, o volante está descascando há um ano e meio.” – José Antônio Berlange, médico, Manaus (AM), dono de um Versa 2012.

“O volante do meu carro descascou, mas trocaram a peça na garantia.” – Jim Jones, professor, São João Del Rei (MG), dono de umVersa 2012.

Publicidade