Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Correio Técnico: reabastecer devagar faz o combustível render mais?

Leitora questiona se a velocidade do reabastecimento altera a evaporação (e perda) do líquido antes de entrar no tanque

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 1 jul 2021, 15h07 - Publicado em 11 set 2019, 09h29
A saída de vapores durante o reabastecimento é inevitável
A saída de vapores durante o reabastecimento é inevitável (Christian Castanho/Quatro Rodas)

É verdade que reabastecer o carro lentamente faz o combustível render mais, pois ele evaporaria menos? – Mônica Pires, São Paulo (SP)

Não, mas colocar combustível mais devagar pode fazer você economizar de outras maneiras.

Segundo Gilberto Pose, coordenador técnico da Raízen, licenciada Shell no Brasil, a velocidade da evaporação do combustível depende da temperatura.

Continua após a publicidade

“Então, abastecer com velocidade maior ou menor não iria acelerar a evaporação”, detalha Pose. Mas o reabastecimento mais lento reduz as chances de derramamento para fora do bocal. Em geral, quando isso ocorre, um dreno leva o excedente para o chão.

Se ele não for suficiente, o combustível irá escorrer pela lataria, podendo danificar a pintura. De qualquer maneira, você irá perder pelo que já pagou.

Na dúvida, peça para parar no primeiro “clique” da bomba. Isso evita desperdício e ainda protege o cânister (que filtra o vapor do tanque) de ser danificado pelo combustível que excede a capacidade do reservatório.

Continua após a publicidade

Sem arredondar

A sugestão de não colocar mais combustível além da parada automática virou lei no estado de São Paulo. O motivo da proibição é evitar ainda mais a poluição do meio-ambiente.

O motivo é simples: quando o combustível chega próximo ao bocal de reabastecimento, ele pode entrar em uma mangueira que dá acesso ao cânister, que foi projetado para filtrar apenas vapores.

Encharcado, ele perde eficiência e permite a saída do combustível evaporado para a atmosfera. E a reposição dele pode custar caro: o cânister de alguns modelos pode custar mais de R$ 500.

Continua após a publicidade

Tem outras dúvidas? Envie sua pergunta para correiotecnico@abril.com.br!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Os automóveis estão mudando.
O tempo todo.

Acompanhe por QUATRO RODAS.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.